MCom coordena restabelecimento de comunicações após ciclone no Sul

Foto: Guilherme Hamm/Secom do Governo do Rio Grande do Sul

O Ministério das Comunicações (MCom) fornecerá antenas fixas de conexão banda larga via satélite, por meio da Telebras, nas regiões afetadas pelas intensas chuvas que atingiram o Sul nos últimos dias. O assunto foi tema de reunião emergencial, convocada pelo ministro Juscelino Filho, nesta quarta-feira, 6, após chamado do presidente Lula a todos os ministérios para concentrar esforços no atendimento às vítimas da tragédia.

"A prioridade é salvar vidas e minimizar os danos das vítimas dessa crise climática. O MCom já está atuando junto às entidades do setor, operadoras de rede móvel e provedores de Internet para viabilizarmos a conectividade das equipes de apoio humanitário e para que as pessoas atingidas pelas chuvas intensas e enxurradas possam se recuperar, pois a comunicação, especialmente pela Internet, também é um direito que devemos assegurar a todos", afirmou Juscelino Filho.

A Anatel acionou protocolo emergencial para liberar o roaming nos locais onde os fortes ventos e chuvas afetaram a infraestrutura de telecomunicações. As operadoras Claro, TIM, Vivo, Algar e Oi presentes na reunião se comprometeram a buscar atender as exigências o mais rápido possível.

Notícias relacionadas

Grupo de trabalho

As ações serão coordenadas por um grupo de trabalho emergencial do MCom que buscará restabelecer as telecomunicações e conectividade na região. "Também pedimos às operadoras que, por meio de seus braços sociais, procurem doar comida, água, roupas e itens básicos de higiene para garantir o mínimo de dignidade aos nossos irmãos sulistas", afirmou Juscelino.

Os provedores de Internet, afetados pela queda de postes, garantiram que irão disponibilizar cabos de fibra óptica terrestres para restaurar os serviços de comunicação, principalmente, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde estão os municípios mais impactados. " Não iremos descansar enquanto não estiver assegurada a volta à normalidade para a região Sul", concluiu o ministro.

Ainda participaram da reunião para instauração do Grupo de Trabalho os Correios, representantes das operadoras e das associações como InternetSul, Abrint, Conexis e TelComp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!