O estado de calamidade provocado por fortes chuvas que caíram esta semana na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, fez com que as operadoras montassem estratégias urgentes focadas para a manutenção dos serviços de telecomunicações naquela área. O município sofreu com enchentes e deslizamento, com mais de uma centena de mortes.
A Conexis Brasil Digital, entidade setorial que reúne as grandes operadoras, informou que o setor de telecom vem trabalhando para manter a conectividade da população, com o monitoramento das estações de transmissão móveis, mobilização da equipe técnica e envio de unidades geradoras de energia para antenas, além de se colocar à disposição das autoridades competentes para contribuir para amenizar os efeitos da tragédia.
Confira as medidas adotadas por cada operadora, conforme informado pelas empresas a este noticiário:
Claro
Em comunicado, a Claro disse que se solidariza com as vítimas das fortes chuvas que caíram na região. A operadora informou que está trabalhando para operar seus serviços com a máxima normalidade possível diante do cenário.
"Todas as estações de transmissão móvel estão sendo monitoradas e operam normalmente nesse momento, apesar de algumas indisponibilidades de energia e da dificuldade de acesso para abastecimento de combustível nos geradores", afirma a Claro. A operadora também disse que a sua rede fixa está sendo recuperada em locais onde foi afetada, desde que as condições de segurança e o suprimento de energia elétrica possibilite a recuperação dos serviços da operadora.
A Claro vai conceder ainda um bônus gratuito de internet móvel para todos os clientes da região, inclusive para linhas pré-pagas ativas e sem crédito no momento. "O bônus tem validade de sete dias e oferece 1 GB que pode ser utilizado também em aplicativos de mensagem, buscando auxiliar nas comunicações emergenciais necessárias nesse momento", afirmou a operadora
TIM
A TIM também manifestou solidariedade com a população de Petrópolis e informa que mantém seu serviço de telefonia móvel em pleno funcionamento, apesar das fortes chuvas que atingiram a região. "Entendendo a essencialidade do serviço de telecomunicações, primordialmente nessa infeliz situação, a companhia mobilizou equipamentos, equipes de campo e também instalou geradores em vários locais para suprir a ausência de energia elétrica e buscar ao máximo manter o serviço em operação e garantir que situações pontuais de falha fossem prontamente reparadas", disse a operadora.
Oi
Assim como as anteriores, a Oi se solidarizou com as famílias das vítimas da tragédia em Petrópolis e informou que os seus serviços de telefonia estão funcionando na cidade, após a companhia ter mobilizado equipes de emergência e deslocado outras equipes para atuar no restabelecimento de serviços afetados pelo temporal que atingiu a região. A Oi informou ainda que casos pontuais de falta de serviços podem ser ocasionados pela dificuldade de acesso das equipes às áreas destruídas pelo temporal, e que seu corpo técnico continua de prontidão para atendimento dentro das condições permitidas para atuação de seus técnicos.
Vivo
Por fim, a operadora Vivo divulgou em comunicado que lamenta profundamente a tragédia ocorrida em Petrópolis, e informou que já enviou à cidade unidades de geradoras móveis, para ajudar a manter os possíveis impactos nas antenas por falta de energia devido à catástrofe local. "Por ora a situação está normalizada. A companhia também está em contato permanente com os bombeiros e a defesa civil para ajudar, no que for possível, a manter em funcionamento as redes de telecomunicações na região", disse a operadora.