A Embratel lançou uma nova solução para configurar, de forma personalizada, uma central de atendimento em nuvem em pequenas e médias empresas (PMEs).
A plataforma, apelidada de Atendimento Fácil, é baseada no Amazon Connect, o serviço de contact center omnichannel da Amazon Web Services (AWS). De acordo com a empresa, a ferramenta também oferece serviço de voz integrado, além de ferramentas automatizadas e dinâmicas para as PMEs.
Em nota, a Embratel informou que o objetivo da solução é desmistificar a complexidade de soluções de atendimento para esse tipo de empresa, além de abrir caminho para uma "experiência enriquecedora com os clientes".
"A nova solução é mais uma iniciativa para levar inovação ao mercado. […] Agora, negócios de menor porte também poderão aprimorar as interações com seus clientes, com contatos mais profissionais", disse o diretor-executivo de soluções digitais da Embratel, Mário Rachid.
De acordo com a Embratel, apesar da significativa contribuição econômica das PMEs no Brasil, essas empresas ainda apresentam dificuldades para investir em soluções contact center, "mesmo diante da necessidade por parte dos clientes de um atendimento mais profissional". A empresa aponta a falta de conhecimento técnico para gerenciar uma central de relacionamento com um dos entraves para esse tipo de aplicação nos negócios.
Solução
O Atendimento Fácil configura canais de voz com número de telefone já incluído e possibilita discagens ativas e receptivas. Além disso, uma Unidade de Resposta Audível (URA) pode ser implementada, oferecendo até cinco opções personalizadas de mensagens. Com isso, é possível apresentar ao cliente o tradicional menu de opções que podem ser selecionadas através de teclas numéricas no telefone – muito semelhante ao que se tem em call centers de grandes operadoras, por exemplo.
"Estabelecimentos que não investem em contact center geralmente têm uma comunicação fragmentada e ineficiente com os clientes. Sem uma plataforma digital de atendimento, o gerenciamento das interações e a manutenção de um histórico consistente não é possível, o que resulta na insatisfação dos consumidores e na perda de vendas. Com o Atendimento Fácil, as PMEs melhoram a experiência nas interações e a eficiência operacional, ampliando a fidelidade da clientela", disse Rachid.