Firefox OS será lançado em outros mercados simultaneamente ao Brasil

O Firefox OS, sistema operacional móvel de baixo custo baseado em HTML5 criado pela Mozilla, será lançado no meio do ano que vem não apenas no Brasil, mas simultaneamente em mais dois ou três mercados, afirmou o vice-presidente de mercado da Mozilla, Rick Faint. Ele não revelou, contudo, quais serão os outros países e se seriam também em parceria com a Telefônica, aliada do projeto no Brasil. "Posso dizer apenas que há várias outras operadoras interessadas no Firefox OS", disse. Quanto a fabricantes, no caso brasileiro é sabido que pelo menos dois estão trabalhando em terminais com a plataforma da Mozilla: ZTE e TCL. Faint participou nesta quarta-feira, 5, do MEF Americas 2012, em Miami.

Notícias relacionadas
O objetivo do Firefox OS é ser um sistema operacional simples e que possa rodar em smartphones de baixo custo, sem a necessidade de processadores robustos. Além disso, o OS está sendo desenvolvido com código aberto e seus apps serão todos em HTML5. A Mozilla aposta em uma Internet aberta, tanto para desktops quanto para celulares. "A web não pertence a ninguém. Alguns já tentaram controlá-la, mas não conseguiram", disse o executivo.

A Mozilla criará um marketplace para promover o catálogo e viabilizar a monetização dos desenvolvedores. No Brasil, inicialmente será usado o billing direto da Vivo para a cobrança. Mas Faint não gosta de falar em "app store". Ele almeja um mundo além das lojas de aplicativos. Afinal de contas, os web apps em HTML5 nada mais são do que acessos rápidos a sites móveis. Para grandes marcas que hoje criam apps nativos, ele argumenta: "Se seus clientes já vão ao seu site, por que mandá-los para outro lugar para baixar um app?"

Questionado sobre como atrair desenvolvedores para um novo ecossistema, Faint aposta na grande comunidade de programadores web, hoje estimados em 8 milhões, muito mais que os 450  mil do Android e que os 100 mil do iOS. Por conhecerem HTML, os programadores web teriam facilidade de criar apps em HTML5.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!