BCG vê perspectiva de aumento de rentabilidade em telecom com surgimento de empresas de rede

Nuno Gomes, sócio e diretor da BCG, fala durante o Evento NEO 2022

Para Nuno Gomes, sócio da consultoria BCG e especialista no mercado de telecomunicações, o setor ainda vive um grande desafio de rentabilidade no Brasil, onde a taxa de retorno de cerca de 7%, considerados os custos de investimentos e a remuneração dos acionistas, está abaixo da média  mundial, de 12,5%, e muito abaixo do retorno dado por empresas de Internet, por exemplo (30%). Mas para o consultor, a equação é diferente quando se olha para a realidade de provedores de pequeno e médio porte, o que explica o crescimento que o mercado teve nos últimos anos, e a atração de investimentos. Nuno Gomes participou do Evento NEO 2022, que acontece esta semana, no Porto, em Portugal. 

Ele também ponderou que a entrada das redes neutras e a separação das empresas entre operadoras focadas em serviços e empresas focadas em infraestrutura deve ajudar melhorar os indicadores de rentabilidade no Brasil, assim como a redução de carga tributária. "São resultados que veremos a partir de 2022", diz ele. A chave para encontrar maior rentabilidade com a separação estrutural de redes e serviços está na capacidade das operadoras de focarem suas atuações e diversificarem serviços de maior valor agregado, sobretudo por parte das prestadoras de serviço.

Mas para a BCG, há alguns desafios importantes que se colocam para o setor de telecomunicações em geral e que também terão impacto para pequenos e médios operadores. "As famílias estão bastante mais endividadas hoje do que estavam antes da pandemia, e isso afeta o mercado B2C diretamente", diz ele. Segundo Gomes, esse endividamento também deve afetar o segmento de pequenas e médias empresas, ainda impactado pelos reflexos econômicos do período da pandemia.

Notícias relacionadas

Outro sinal de alerta, segundo a BCG, vem dos esforços de investimentos e operação do 5G, que demanda atenção redobrada por parte dos operadores entrantes. 

"O 5G é um negócio diferente e muito mais desafiador. O retorno do investimento está mais distante e existem grandes desafios", disse ele em apresentação no evento da NEO (confira a íntegra aqui). Para a BCG, ainda existem oportunidades de fusões e aquisições importantes no mercado, mas o ciclo deve esfriar enquanto a Selic estiver elevada. (O jornalista viajou a convite da Associação NEO)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!