A brasileira M1nd Corporation desenvolveu um novo aplicativo para transmissão de canais de TV para celulares com o qual pretende oferecer um novo modelo de negócios para esse serviço de valor adicionado no País. Ao contrário dos outros aplicativos disponíveis no mercado, que usam o padrão WMV do Windows e o protocolo TCP/IP, o software da M1nd utiliza um protocolo proprietário desenvolvido pela própria companhia após dois anos de pesquisa. A diferença é que a solução da M1nd não utiliza ?buffer?, ou seja, não fica o tempo inteiro armazenando dados antes de descarregá-los como imagem na tela do celular. Na prática, isso faz com que a transmissão dos vídeos não ?trave?, fluindo sempre com a mesma qualidade. ?Nosso sistema usa a rede de maneira mais inteligente?, explica Alberto Magno, presidente da M1nd.
O aplicativo, cujo nome comercial ainda não foi escolhido, está rodando em caráter de teste no laboratório da companhia, no Rio de Janeiro. Ele está em sua versão 2.1. É uma evolução da utilizada durante o último Fashion Rio pela Oi para a transmissão dos desfiles ao vivo para celulares.
O software que precisa ser instalado no telefone tem apenas 54 kb e funciona em qualquer celular GPRS e Java que suporte vídeo e tenha o protocolo WMA (necessário para a bilhetagem). O executivo calcula que aproximadamente 40% dos modelos de aparelhos disponíveis no mercado nacional estariam habilitados para rodar o aplicativo.
Modelo de negócios
Magno quer propor às operadoras de telefonia móvel e às emissoras de TV um modelo de negócios que viabilize a popularização do serviço de transmissão dos canais de TV no celular. A idéia é cobrar uma assinatura mensal de R$ 9,90 a ser repartida entre todas as partes. Por esse valor o usuário teria acesso a todos os canais que aceitassem participar do negócio. Dentro da assinatura já estaria incluído o custo de transmissão de dados, que ficaria com as operadoras.
Neste momento a M1nd está em negociações com a MTV. Talvez o canal seja o primeiro a permitir a recepção de suas imagens através desse aplicativo. A idéia é disponibilizar o software para download no site da MTV. Nesse caso, não haveria cobrança de assinatura. Os usuários pagariam apenas o custo do tráfego de dados para as operadoras.