Bope testará transmissão de vídeo via rede 3G durante operação no Rio

O Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) do Rio de Janeiro testará na próxima sexta-feira, 8, durante uma operação em campo, a transmissão de vídeo em tempo real via rede 3G. Será usada uma câmera fabricada pela canadense Librestream que se comunicará via Wi-Fi com um celular, que, por sua vez, transmitirá as imagens através da rede celular para o centro de operações da corporação, onde comandantes acompanharão a missão. Nesse teste, será utilizada a rede da Vivo. O local da operação não foi revelado.
A resolução da câmera chega a 720p, mas pode ser diminuída de acordo com a banda disponível. Além de vídeo, o equipamento tem microfone embutido, sendo capaz de enviar e de receber áudio. O produto é à prova d'água e resiste a impactos. Sua tela é touch screen e quem a carrega pode desenhar com uma caneta stylus por cima das imagens. O desenho aparece na tela na sala de comando. A câmera pode ser controlada remotamente, pela web, através do mesmo software de visualização das imagens. A transmissão também pode ser feita via satélite em áreas onde não haja cobertura celular, desde que o usuário possua o devido equipamento. Um adaptador fornece entradas USB e de cabo de rede.
A câmera custa US$ 17 mil, valor que inclui a licença anual para uso do software. O representante exclusivo da Librestream no Brasil é a Tesacom. Segundo Dante Quinterno, presidente da Tesacom, o produto pode interessar não apenas ao setor de segurança, mas também para aplicações de telemedicina ou em processos industriais, poupando a viagem de engenheiros estrangeiros. Na semana que vem estão agendados testes com o Instituto Médico Legal (IML) do Pará.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!