IHS Brasil terá sistema de antenas distribuídas em 16 aeroportos da CCR

Aeroporto de São Luís

A operadora de infraestrutura IHS Brasil está levando sistemas de antenas distribuídas (DAS, na sigla em inglês) para 16 aeroportos administrados pela concessionária CCR Aeroportos. Os equipamentos devem ser disponibilizados para a ativação de serviços por operadoras móveis.

Segundo a IHS, as obras para modernização da conectividade junto à nova parceira foram concluídas nos aeroportos de Palmas e São Luís. Nas próximas semanas, serão entregues infraestruturas nos terminais internacionais de Foz do Iguaçu (PR) e de Goiânia, conforme o planejamento da dupla.

Posteriormente, outras praças serão contempladas: Curitiba, Bacacheri e Londrina (Paraná); Navegantes e Joinville (Santa Catarina); Pelotas, Bagé e Uruguaiana (Rio Grande do Sul); Pampulha-Belo Horizonte (Minas Gerais); Imperatriz (Maranhão); Petrolina (Pernambuco); e Teresina (Piauí). Somados, os 16 aeroportos administrados pela CCR registraram a movimentação de mais de 16 milhões de passageiros em 2022.

Notícias relacionadas

Com a instalação do DAS nas instalações, a infraestrutura poderá ser utilizada por operadoras móveis na ativação de serviços. Segundo a subsidiária brasileira da IHS Towers, os sistemas de antenas distribuídas estão inclusive prontos para a tecnologia 5G.

A IHS Brasil descreve a tecnologia DAS como uma "alternativa ideal" para conectividade de grandes ambientes internos, incluindo estações e túneis de metrô, shoppings centers, indústrias, centros hospitalares e prédios corporativos, além de aeroportos. "Um conjunto de antenas internas estrategicamente posicionadas e conectadas por fibra óptica permite ampliar e melhorar a cobertura em todos os espaços, incluindo os pontos de sombra, como túneis e subsolos, consumindo menos energia ao ter sua potência definida na medida ideal para cada ambiente", afirmou a empresa, ao comentar o contrato com a CCR Aeroportos.

Reações

"Estamos muito felizes em contribuir para a melhor conectividade nos aeroportos brasileiros, oferecendo às operadoras de telefonia móvel uma infraestrutura de alta qualidade que irá beneficiar o grande público, empresas e prestadores de serviços que circulam a cada dia nesses terminais, contribuindo para uma melhor experiência do usuário e aumentando a eficiência de operação de cada aeroporto", afirmou o diretor comercial e de operações (COO) da IHS Brasil, Cassio Futuro.

"Um dos primeiros passos da CCR Aeroportos ao assumir a administração dos seus aeroportos, em março de 2022, foi ampliar em 10 vezes a velocidade de acesso à internet gratuita por meio de WiFi. Melhorar ainda mais a infraestrutura de telecomunicações é uma inovação essencial para aumentar a conectividade e a qualidade desse serviço, promovendo mais conforto e as melhores experiências aos nossos passageiros", completou Monique Henriques, gerente executiva de varejo da CCR Aeroportos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!