Fundos também entram com ação contra acordo TI/Opportunity

O fundo Investidores Institucionais FIA, que é um dos controladores da Brasil Telecom e tem entre seus cotistas importantes fundos de pensão brasileiros, entrou com pedido de medita cautelar distribuída nesta quarta-feira, 4, na 8a Vara Empresarial do Rio de Janeiro, contra o acordo firmado entre Opportunity e Telecom Italia. A ação é contra a Telecom Italia International, TIM Brasil e a TIM International, mas também contra a Timepart, Opportunity Lógica e Opportunity Fund, empresas controladas apenas pelo Opportunity. Aparecem também a Solpart, Techold, Invitel e Opportunity Zain como rés, empresas que estão na cadeia de controle da Brasil Telecom, ao lado da própria Brasil Telecom Participações S/A e Brasil Telecom S/A. O Juiz da 8a. Vara é Alexander dos Santos Macedo.
O fundo Investidores Institucionais pede ao juiz que suste a alienação de ativos de empresas do grupo Brasil Telecom, especialmente a Brasil Telecom GSM, operadora celular que, pelo acordo firmado entre o Opportunity e os italianos, seria incorporada pela TIM Brasil. Na petição, o argumento apresentado é de que o banco de Daniel Dantas teria se aproveitado do "lapso temporal" entre sua destituição como gestor do fundo CVC LP (outro sócio da BrT, agora gerido pelo Citibank) e sua saída do controle da BrT para realizar a transação.
Além disso, uma fonte que acompanha o processo afirma que a operação feriu o acordo de acionistas de Invitel, que exige expressamente aprovação prévia sobre transações com partes relacionadas e alienação de ativos, o que não aconteceu. Vale lembrar também que há uma liminar judicial em Nova York impedindo que o banco de Daniel Dantas negocie qualquer ativo do fundo CVC LP.

Notícias relacionadas
No pedido de liminar da ação brasileira, são sugeridas uma multa diária de R$ 20 milhões e a prisão dos administradores das companhias em caso de não cumprimento de uma eventual decisão da Justiça a favor do pleito.
A ação movida por Investidores Institucionais vem em conjunto com outra impetrada hoje pelo Citibank na Justiça norte-americana contra o mesmo acordo e deflagra uma nova guerra, agora entre fundos de pensão e o banco norte-americano, de um lado, e Telecom Italia e Opportunity do outro.
Até o começo da noite o juiz brasileiro ainda não havia começado a analisar a ação, o que provavelmente seria feito a partir desta quinta, 5.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!