UIT quer padronização de metodologia de cálculo de taxas de roaming

Nesta sexta-feira, 4, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) anunciou a formação de um grupo de trabalho com especialistas da América Latina e Caribe para desenhar princípios de metodologia para definir as taxas de roaming na telefonia móvel. Segundo a entidade, a ideia é oferecer uma padronização para os governos poderem determinar taxas acessíveis em casos de necessidade de intervenção regulatória.

Notícias relacionadas
A criação desse grupo aconteceu durante um fórum regional na Costa Rica em março, a convite da Superintendencia de Telecomunicaciones (Sutel) daquele país. O fórum vai elaborar a recomendação com análises de várias metodologias para cálculos da cobrança de roaming para estabelecer uma metodologia comum que possa ser usada internacionalmente.

O evento também marcou o lançamento de uma nova padronização para detalhar as melhores práticas nas definições e operação de Fundos de Serviço Universais, recurso usado em programas de banda larga popular e em áreas rurais. As definições deverão dar princípios sobre as ramificações da sociedade que pedem acesso a esse fundo e como esse recurso deve ser financiado, governado e operado.

Da mesma forma, o fórum na Costa Rica ainda gerou acordo para revisão do estudo de recomendação em taxas de relações de tráfego direto em serviços de voz entre países na América Latina e Caribe. Outra sugestão foi a revisão da recomendação do Border Gateway Protocol (BGP) para registro de fluxos de tráfego internacional em sistemas autônomos (AS, na sigla em inglês), pedindo a inclusão do impacto econômico de serviços over-the-top (OTT).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!