IDC estima crescimento de 1,9% para telecom no Brasil em 2021

Foto: Alberto Adán/Pixabay

O mercado de telecomunicações brasileiro deve crescer 1,9% em 2021, impulsionado pela maior demanda por serviços digitais e pela chegada do 5G. Essa é a previsão da consultoria especializada em tecnologia IDC Brasil.

O crescimento previsto para telecom é menor que o projetado neste ano para o mercado de TICs (que une TI e telecom): 7,1%. Já o setor de TI (hardware, software e serviços) deve crescer 11,1%, enquanto o recorte de TI empresarial daria um salto de 9,7%, conforme as projeções.

A chegada do 5G, contudo, foi considerada um grande fator de transformação. "Em 2021 nós começaremos a ter os elementos para massificação da tecnologia de quinta geração, com os leilões de frequências e as implementações que vão ser realizadas pelas operadoras", afirmou o gerente de telecomunicações da IDC Brasil, Luciano Saboia.

Notícias relacionadas

Corporativo

O consultor notou que o 5G será "impulsionador" da inovação no segmento B2B, ao contrário das gerações anteriores mais focadas no consumidor final. "A ênfase no início será B2B, não só oferecendo conectividade pura e mais banda, mas também como rompimento da barreira de conectividade para ser 'enabler' de outras tecnologias", completou Saboia, citando cloud, edge e Internet das Coisas (IoT) como exemplos.

O IDC ainda prevê que, no biênio 2021/2022, US$ 2,7 bilhões devem ser adicionados em diferentes setores da economia brasileira como reflexo da adoção do 5G – isso mesmo com "questões regulatórias, econômicas, geopolíticas e de ecossistema encadeadas nesta jornada", segundo Saboia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.