Wi-Fi é parte da estratégia de 89% das operadoras, segundo estudo da Amdocs

Os serviços Wi-Fi são essenciais para a estratégia de crescimento de 89% das operadoras de telecomunicações no mundo, revela pesquisa feita pela Analysys Mason a pedido da Amdocs. Na média, em uma escala de 1 a 10, as companhias pesquisadas deram nota 7 em importância deste serviço dentro de suas estratégias.

Outra sinalização interessante é em relação à diferenciação desses serviços. Ao menos 40% dos entrevistados apontaram que este é o seu principal objetivo quanto à estratégia com serviços Wi-Fi. Segundo os responsáveis pelo estudo, isto indica que essas empresas esperam que o serviço seja mais do que uma solução para aliviar redes congestionadas, “e que pretendem utilizá-lo para gerar valor para seus clientes”.

Os problemas de autenticação são vistos como principal barreira técnica para implantação do Wi-Fi: “proporcionar uma experiência integrada aos assinantes entre as redes que utilizam tecnologia celular e Wi-Fi obteve notas altas (média 8.1 numa escala de 1 a 10) para as operadoras, o que sugere que elas consideram prioritário oferecer ao cliente uma experiência de alta qualidade com redes 3G/4G/ Wi-Fi”.

O roaming em redes Wi-Fi também apareceu no topo da lista de prioridades, apesar de o mercado ainda ser relativamente jovem. Este quesito obteve nota 8 em termos de importância estratégica.

Além disso, são necessários novos modelos de geração de receitas: 57% das operadoras que implantaram redes Wi-Fi alegam que estão gerando receitas com seus produtos, mas a pesquisa também revelou que muitas delas estão buscando modelos inovadores, que vão além da cobrança direta dos clientes (que geralmente confundem serviços Wi-Fi com acesso gratuito à Internet).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.