Para ampliar presença no mercado de contact center, a Alcatel anunciou a aquisição da brasileira GMK, com forte atuação no segmento de soluções de resposta audível para a área financeira. Com a aquisição, no valor de US$ 15 milhões e previsão de investimentos de US$ 3 milhões neste ano, a Alcatel incrementa a divisão Genesys, presente no País desde 2000, com 4% de participação nos negócios em nível mundial.
Segundo Jonio Foigel, presidente da Alcatel no Brasil, a meta é reforçar atuação no mercado corporativo que hoje representa 10% da atividade da empresa no País prevendo chegar a 15% até o final do ano, não descartando novas aquisições em outras áreas. Foigel destaca que em 2004 o mercado de contact center foi de US$ 100 milhões na América Latina projetando um crescimento de 250 mil posições de atendimento hoje para 420 mil até o final de 2008.
Edélcio Fazzio, atual presidente da GMK, assume a direção da divisão GMK Genesys, da Alcatel. A GMK surgiu da divisão de tecnologia da informação do Banco de Crédito Nacional em 1984, tornando-se independente em 1990. Conta com 100 funcionários e 40 clientes entre os principais bancos do País fornecendo os chamados sistemas de resposta audível (URA), front end de auto-atendimento eletrônico.
A divisão vai oferecer os produtos por meio de vendas diretas e através de integradores como IBM, Siemens, Nortel e Accenture. Recentemente a própria Alcatel foi a integradora do sistema de contact center IP da Brasil Telecom com soluções Genesys.
A divisão GMK Genesys vai criar um Centro de Competência de Serviços Profissionais para atuar em toda a América Latina.