Tráfego em redes metropolitanas vai aumentar 560% no mundo até 2017

O tráfego de dados em redes metropolitanas de acesso e em redes agregadoras vai aumentar 560% no mundo até 2017, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira, 3, pelo Bell Labs, empresa de pesquisa da Alcatel-Lucent. O levantamento diz que esse aumento será conduzido pela demanda por vídeo e pela proliferação de data centers. O tráfego de vídeo, em particular, terá aumento de 720% nesse período, enquanto o de data centers crescerá mais de 440% – em grande parte por conta da demanda por serviços de cloud.

Notícias relacionadas
Além disso, esse crescimento será concentrado: 75% de todo o tráfego ficará nas redes metro daqui a três anos, comparado com o atual percentual de 57%. Segundo o Bell Labs, o tráfego metro total vai crescer aproximadamente duas vezes mais rápido do que o tráfego nos backbones de redes até 2017. A explicação para isso é que haverá necessidade dos provedores de serviço e de conteúdo investirem em redes de entrega de conteúdo (CDN) para deixar os dados em cache mais próximo dos usuários e gerenciar melhor qualidade de experiência para o consumidor e ganhos para as empresas com eficiência operacional.

Na visão da Alcatel-Lucent, esse tráfego deverá gerar um impacto considerável nas redes dos provedores de serviço, que deverão precisar de uma nova arquitetura otimizada para o cloud e que ajudará a controlar custos, garantir qualidade e entregar serviços geradores de receita para conectar os usuários à nuvem. A companhia diz que essas empresas precisarão se adaptar a essa nova realidade dinâmica ao migrar para uma rede otimizada para o cloud, entregando soluções óticas, de gerenciamento e integradas com IP junto com redes definidas por software (SDN).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!