A receita de ringtones cairá drasticamente na América Latina nos próximos anos, seguindo tendência já verificada em mercados mais evoluídos. Pesquisa realizada pela Pyramid Research aponta que em 2014 o faturamento com ringtones responderá por apenas 4% da receita de dados das operadoras móveis na região. Nessa conta não está incluída a receita com mensagens de texto e multimídia. Para se ter uma ideia, a participação dos ringtones deve ser de 11% em 2009, de acordo com a Pyramid, e já esteve próxima a 20% em 2004 e 2005. Em contrapartida, cresce o faturamento com internet móvel e com música (full tracks).
São várias as razões para a queda nas vendas de ringtones, a começar pela própria evolução dos celulares, agora capazes de reproduzir músicas inteiras. A possibilidade de transferir músicas do PC para o celular e transformá-las em campainha para o telefone reduz naturalmente as vendas de ringtones. Além disso, o acesso à internet através do celular permite ao usuário baixar músicas e ringtones de graça em páginas da web. Esse mesmo motivo, aliado à proliferação de câmeras em celulares, fez cair a receita com venda de wallpapers e imagens pelas operadoras móveis nos últimos anos.
Serviços móveis