Microsoft compra divisão de dispositivos e serviços da Nokia

O que era apenas especulação se transformou em fato nas primeiras horas desta terça-feira, 3: a Microsoft anunciou a aquisição das áreas de Devices e Serviços da Nokia, bem como licenças de patentes e uso dos serviços de mapas da fabricante finlandesa, por um total de 5,44 bilhões de euros. De acordo com comunicado ao mercado, a companhia norte-americana vai pagar 3,79 bilhões de euros pelas divisões e serviços dedicados a handsets, além de mais 1,65 bilhão de euros pelas licenças de patentes em um contrato de dez anos. A transação deverá ser completada no primeiro trimestre de 2014, caso seja aprovada por acionistas da Nokia e por órgãos reguladores.

Notícias relacionadas
Com a transação, a Nokia afirma que vai se focar na Nokia Services and Networks (NSN), nos serviços de mapas e localização HERE e em tecnologias avançadas (desenvolvimento e licenciamento de tecnologias). A NSN, que foi 100% incorporada à finlandesa após aquisição do share da Siemens, continuará focada nas tecnologias móveis, como LTE e futuros padrões. "A Nokia continua a gerenciar a NSN como uma entidade forte e independente", diz a empresa.

Em uma primeira etapa, a Microsoft vai disponibilizar para a Nokia 1,5 bilhão de euros em três parcelas de 500 milhões de euros em notas conversíveis que a empresa dos Estados Unidos deverá conseguir com fundos e recursos internacionais. A Microsoft deverá absorver 32 mil funcionários da finlandesa, incluindo 18.300 "diretamente envolvidos na fabricação" e 4.700 pessoas na Finlândia. As operações que serão transferidas da Nokia para a Microsoft geraram praticamente 50% das vendas da Nokia em 2012, gerando cerca de 14,9 bilhões de euros. Como parte da transação, a Nokia vai atribuir à Microsoft o acordo de patentes de longo prazo com a Qualcomm.

"Com o vindouro crescimento de participação e sinergias pelo marketing, branding e publicidade, esperamos que a aquisição seja um acréscimo aos nossos lucros ajustados por ação a partir do ano fiscal de 2015, e vemos oportunidades de receitas e faturamento de longo prazo para nossos acionistas", afirmou o CEO da empresa norte-americana, Steve Ballmer. A marca Nokia continuará a ser detida e gerida pela própria empresa europeia. "Este elemento permite à Microsoft ter a oportunidade para estender suas ofertas de serviço para um grupo mais abrangente pelo mundo, enquanto permite que os aparelhos móveis da Nokia sirvam como um trampolim para o Windows Phone", diz o comunicado.

A ideia é que a Microsoft foque não apenas em smartphones de ponta com Windows Phone 8, mas também no potencial do mercado em desenvolvimento com aparelhos mais baratos. "O acordo de hoje vai acelerar o bom momento das áreas de dispositivos e serviços da Nokia, trazendo os smartphones mais inovadores do mundo para mais pessoas, enquanto continua a conectar o próximo bilhão de pessoas com o portfólio de telefones móveis da Nokia", afirmaram em comunicado aberto o CEO da Microsoft, Ballmer, e o CEO da Nokia, Stephen Elop. "É um passo corajoso para o futuro – um ganha-ganha para funcionários, acionistas e consumidores de ambas as companhias. Juntar esses grandes times vai acelerar a participação e lucros da Microsoft em telefones, e reforçar as oportunidades em geral tanto para a Microsoft quanto para nossos parceiros por toda a família de dispositivos e serviços", afirmou Ballmer.

Mudanças

Com o anúncio desta terça-feira, Elop deixa o posto de CEO para virar vice-presidente executivo da Nokia para as áreas de dispositivos e serviços, assim como outros executivos. Assume como CEO interino na finlandesa Risto Siilasmaa, que já era chairman da diretoria da Nokia.

Além disso, a companhia americana anunciou que vai construir um novo data center na Finlândia para servir aos consumidores da Microsoft na Europa, investindo mais de US$ 250 milhões nos "próximos anos, com potencial para futura expansão com o tempo".

Análise

A situação financeira da área de devices da Nokia vinha piorando trimestre a trimestre, como indicavam seus balanços de resultados, a ponto de gerar rumores no mercado sobre uma possível aquisição pela Microsoft, o que era o mais óbvio, ou por concorrentes que usam Android, como a Huawei. Neste último caso, o interesse seria pelas patentes, pela mão de obra especializada, pela área de mapas e pelas unidades fabris, abandonando o projeto Windows Phone. O preço a ser pago provavelmente seria menor. Em outras palavras: a Nokia vale mais para a Microsoft do que para qualquer outra companhia. E sua aquisição tornou-se uma questão estratégica para a companhia norte-americana, pois garante a sobrevivência do projeto Windows Phone, já que a Nokia é o principal fabricante desse sistema – os outros lançaram poucos modelos, apenas para não ficar completamente de fora e terem uma carta guardada na manga caso algo desse errado com Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!