Multilaser entra no mercado de celulares

A Multilaser, tradicional empresa da área de periféricos de informática, decidiu entrar no mercado de telefones celulares. Desde julho a companhia iniciou a importação de um modelo com uma OEM chinesa para venda exclusiva no Brasil. O Mirage, como foi batizado, é quadriband e desbloqueado, tem entrada para dois simcards e antena de TV analógica. Em apenas dois meses já foram comercializadas 90 mil unidades. Em novembro a empresa lançará o Mirage Smart, modelo com as mesmas funcionalidades, acrescido de teclado Qwerty e acesso rápido a redes sociais. A previsão da Multilaser é de vender mais de 200 mil celulares em 2010 no Brasil.
Por enquanto os aparelhos estão sendo importados, mas a partir do segundo semestre de 2011 eles serão produzidos na fábrica da empresa em Extrema/MG. Estão previstos mais três ou quatro lançamentos na primeira metade do ano que vem.
Para distribuir os celulares, a Multilaser está usando sua própria rede de representantes espalhados pelo Brasil inteiro. A empresa não vê necessidade em contratar um distribuidor de celulares, pois isso encareceria o preço de seus produtos para o consumidor final. O Mirage já pode ser encontrado em pequenas lojas de informática e em alguns grandes varejistas, como Magazine Luiza, C&A, Americanas.com e Polishop. Por enquanto não há venda direta para operadoras, mas a fabricante estuda a possibilidade de lançar algum modelo voltado para as teles em 2011.

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Mercado informal
A estratégia inicial da Multilaser focaliza em funcionalidades pouco trabalhadas pelos fabricantes tradicionais e muito populares no mercado informal, como entrada para dois simcards e TV analógica. A vantagem é que seus aparelhos são devidamente homologados pela Anatel e a empresa oferece atendimento pós-vendas. O posicionamento de preço também é atrativo: o Mirage custa R$ 349 para o consumidor final, preço que em breve será reduzido para R$ 299.
A gerente de produtos da Multilaser responsável pela área de celulares, Eliane Silva, reconhece que o mercado brasileiro é extremamente competitivo e está ciente de que várias outras marcas fracassaram nos últimos anos. Questionada sobre por que com a Multilaser a história seria diferente, ela respondeu: "Para nós o risco é menor porque nosso negócio não depende desse produto. Temos tranqüilidade para trabalhar com calma a entrada nesse setor", explica. A Multilaser é particularmente forte nas linhas de periféricos de informática e de mídia (CDs, DVDs etc).

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