A Vex investiu cerca de R$ 70 mil para implantar uma rede Wi-fi para acesso a internet sem fio no Market Place Shopping Certer, na zona sul de São Paulo. Segundo a gerente de marketing do shopping, Bruna Russo, o Market Place ofereceu o local e a Vex assumiu o investimento na rede bem como sua manutenção e responsabilidade pela venda de cartões pré-pagos. O shopping também não terá qualquer participação na receita desses cartões ou do tráfego gerado. ?Nosso negócio é administração do ponto de vendas, locação de lojas?, justificou Bruna.
O acesso à rede poderá ser feito a partir de qualquer ponto do shopping. Na lista de provedores estão iG, Terra, BrT, Brasil Telecom, AOL, UAI, Telemar, Embratel e operadoras internacionais. Outra opção é adquirir cartões pré-pagos de uma ou duas horas. A venda dos cartões ainda está em negociação com os lojistas, mas o preço sugerido é de R$ 30 e R$ 60, respectivamente. O presidente da Vex, Roberto Ugolini, não tem estimativa de tráfego, mas calcula que o local poderá gerar mais 20 conexões por dia em sua rede. A receita de tráfego é dividida com os provedores. O tráfego regular varia de 700 a 800 conexões/dia em toda a rede. São poucos os casos de acesso por minuto. A primeira grande experiência com cartões será agora no Market Place.
Ugolini não revela valores, mas diz que de junho a novembro de 2004 houve crescimento de 25% ao mês no número de assinantes, principalmente visitantes internacionais. A empresa fechou o ano com 5,2 mil usuários.
Wi-Fi