A Vero + AmericaNet anunciou nesta terça, 2, que sua marca unificada após a fusão das duas operadoras será… Vero. Segundo Fabiano Ferreira, CEO da empresa, por um período será utilizada a designação Nova Vero, para identificar a transição, mas a tendência é que ao final do processo, que acontecerá ao longo de 2024, a empresa seja conhecida apenas como Vero.
De acordo com o executivo, a escolha da marca se baseou na opinião de consultorias especializadas, agência de marketing, entrevista com clientes, colaboradores e parceiros. "É uma marca forte, conhecida, mas a ideia é revisitar o propósito, que é liderar a evolução e a revolução da experiência do cliente para além da conexão", diz o CEO.
Para Fabiano Ferreira, o mercado de banda larga não é sustentável apenas em cima da conexão: "Precisamos evoluir bastante com outros serviços, como serviços financeiros, TI, casa conectada, negócios conectados. Seremos uma empresa voltada para serviços digitais, com o cliente no topo dessa relação".
Ele reconhece que a escolha de uma das marcar originais antes da fusão pode passar, para clientes e colaboradores, a ideia de que restou apenas uma empresa. "Por isso o nosso esforço de comunicação agora será redobrado, porque precisamos deixar claro que os valores e as qualidades das duas empresas permanecem. A nova marca terá elementos e cores da identidade da Americanet e da Vero", diz ele. Para os clientes empresariais, predomina o azul e o amarelo, e para os clientes residenciais prevalece o magenta.
"A ideia é trazer o momento dessa revolução que é o que vai fazer a jornada do cliente ser revisitada, redefinindo expectativas até 2030. Queremos ser a referência para sermos a melhor, que não tem rival", diz ele, estabelecendo alguns objetivas da empresa.
Em termos de comunicação e engajamento das equipes, a Vero adotou cinco diretrizes:
- "Confie e seja confiável – Buscando aqui uma relação de confiança nossa com nossos stakeholder, clientes e parceiros", diz Fabiano Ferreira
- "Seja próximo com quem se importa – Aqui, queremos construir o caminho junto com o colaborador e parceiros", explica.
- "Priorize o melhor em tudo o que faz – Trazendo competências de cada um para nossa jornada", diz o CEO.
- "Supere as expectativas dos clientes – Onde buscamos um comportamento audacioso, deixando claro que é isso que a gente espera do colaborador", diz ele.
- "Seja eficiente para ser sustentável – Para que o negócio seja resiliente ao longo do tempo, seja pelas mudanças tecnológicas, econômicas, sociais e regulatórias, e a gente precisa buscar essa sustentabilidade como chave do sucesso para a companhia", elabora.
Ainda segundo Ferreira, a Vero está trabalhando há quatro meses na marca, na mudança de cultura, propósito e ambição. "Criamos 10 frentes no plano de integração, com a ajuda da Bain & Co, mais a Interbrand, que tem experiência internacional nesse assunto". Segundo ele, "o nome, o brand, continuam o mesmo, mas a companhia vai mudar".
Segundo o CEO, haverá ainda uma mudança de empacotamentos por volta do meio do mês de abril. "Essa nova marca vem com pacote de serviços e um novo portfólio", diz, "e vamos fazer a comunicação de maneira cuidadosa para que os clientes não se sintam perdidos nem abandonados no processo".
Mudança na gestão
Além disso, a Vero anunciou por meio de fato relevante uma mudança na estrutura interna, com a unificação das áreas de finanças e RI das duas companhias originais e a consolidação de operações e serviços a cliente com engenharia, além da nomeação de um novo executivo de TI.
Confira as mudanças anunciadas ao mercado:
Considerando a renúncia do Sr. Maurício Leonardo Hasson ao cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, por motivos pessoais, o Conselho de Administração da Companhia aprovou a eleição do Sr. Marcus José de Almeida Albernaz para referido cargo.
O Sr. Maurício Leonardo Hasson permanecerá na Companhia até 30 de abril de 2024 de forma a assegurar uma transição ordenada das funções até então exercidas. O Sr. Marcus José de Almeida Albernaz havia exercido anteriormente o cargo para o qual eleito, de 2019 a 2023, e atualmente ocupava a função de Diretor de Otimização Receita e Investimentos.
O Sr. Maurício Leonardo Hasson, que anteriormente exerceu o cargo de Vice-Presidente de Finanças e RI da Americanet S.A. ("Americanet"), contribuiu ativamente para o processo de fusão da Vero com a Americanet com empenho, dedicação e contribuição, pelos quais a Companhia consigna sua gratidão e admiração.
Também houve deliberação do Conselho de Administração acerca das áreas de Engenharia, Tecnologia e Transformação Digital. O Sr. Rodrigo Rescia, atual Diretor de Serviços a Cliente, também passará a exercer as funções de Engenharia e Tecnologia, e o Sr. Eduardo Valle, que anteriormente ocupava o cargo de Diretor de Engenharia e Tecnologia, passará a exercer o cargo de Diretor de Transformação Digital.
As funções de Transformação Digital eram exercidas anteriormente pelo Sr. André Spina Avino, executivo não-estatutário, que deixa a Companhia na data de hoje, também por razões pessoais. O Sr. André Spina Avino contribuiu ativamente com o processo de crescimento da Companhia ao longo dos últimos 5 anos, ficando consignado também os mais profundos agradecimentos da Companhia pelas suas contribuições.