Teles fornecerão dados agregados da rede para medidas de combate ao Coronavírus

As operadoras de telecomunicações Algar, Claro, Oi, TIM e Vivo, representadas pelo SindiTelebrasil, chegaram a um entendimento com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para fornecer dados gerados a partir das redes móveis para as ações do governo de combate ao Covid-19. Este é o único uso possível dos dados, conforme acordado. As ações visam monitorar mobilidade populacional, deslocamentos, pontos de aglomeração e identificar situações de concentração de pessoas e risco de contaminação.

As informações serão organizadas e agregados em um "data lake" de maneira anônima e e consolidada, obedecendo o que estabelece a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, informa o SindiTelebrasil em nota. Não será possível, portanto, pinçar dados de um usuário específico, como sugeriu na quarta-feira, 1º, o Ministério da Saúde.

Também faz parte do acordo o desenvolvimento de aplicações específicas para acompanhar a evolução da doença e orientar medidas de combate. Nesse sentido, outras instituições e empresas podem ser convidadas a colaborar e agregar dados ao sistema.

Notícias relacionadas

A iniciativa parte de uma demanda do próprio MCTIC desde o começo dos trabalhos do Comitê de Gestão de Crise, e de alguma maneira reproduz iniciativas que operadoras como TIM e Vivo já tiveram com governos estaduais.

Mas será o primeiro esforço conjunto nacional de todas as operadoras para criar um data lake único a partir dos dados de mobilidade da rede para a implementação de políticas públicas. Há alguns anos as empresas de telecomunicações falam do potencial de iniciativas como essas para ações coordenadas voltadas a cidades inteligentes, mobilidade urbana, segurança pública etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!