Fator Corretora recomenda ações mais promissoras em 2006

Em 2005 a Fator Corretora apostou nos bons resultados operacionais das empresas de telefonia fixa em função do arrefecimento dos riscos regulatórios e societários, mas o segmento teve desempenho inferior ao do Ibovespa (à exceção da Embratel). Neste ano, no relatório ?Perspectivas e Estratégias de 2006? a corretora recomenda a compra de ações da Embratel, Telesp, Tele Norte Leste, Telemar Norte Leste e TIM Participações.
Segundo o relatório, 2006 será o primeiro ano sob a vigência das novas regras oriundas da renovação dos contratos de concessão. E a corretora acredita que o efeito da nova regulamentação será de neutro a ligeiramente negativo para as operadoras já que o formato do Aice e o Plano Geral de Competição terão impacto apenas no próximo ano.
No segmento de telefonia fixa, a principal recomendação da corretora é a Telemar, empresa considerada a mais integrada do setor. Segundo o relatório, o segmento de telefonia fixa local continuará a ser o responsável pela maior parte das receitas e rentabilidade, mas o braço de telefonia móvel será estratégico para a retenção de clientes e receitas no futuro, quando se intensificar o movimento de substituição do telefone fixo pelo móvel para uso pessoal.

Notícias relacionadas
A corretora também recomenda a compra dos papéis da Telesp, analisando que a empresa prosseguirá com a estratégia de fortalecer os negócios já existentes, deixando para outras empresas do grupo Telefônica o avanço em novos segmentos. Assim, a companhia seguirá apresentando resultados robustos e com potencial de crescimento no curto prazo, via serviços adicionais e de valor agregado e distribuindo bons dividendos nos próximos anos em cenário de juros em queda.
A Fator Corretora sugere cautela e portanto a manutenção das ações da Brasil Telecom, devido as incertezas quanto ao destino do grupo. E a compra de ações da Embratel que tem como desafios, nos próximo ano, recuperar participação no mercado de longa distância, acelerar a penetração no mercado local (possível através do acordo com a Net) e rentabilizar o segmento de transmissão de dados.
No segmento de telefonia móvel a recomendação da corretora é a TIM Participações que cresceu em 2005 sem perdas significativas em suas margens de rentabilidade, conseguiu uma rápida migração para a rede GSM e consolidou penetração e eficiência na captação e retenção de clientes de alto valor, sobretudo na região Sul. A corretora também classifica como atraente as ações da Telemig Celular, observando que a empresa ganhou uma nova concorrente (a Claro) e que está em eterna condição de empresa ?à venda?. Da mesma forma coloca a Tele Norte Celular como não atraente, devido ao pequeno market share da companhia e poucas perspectivas de crescimento.

Perspectivas do setor

Na análise das perspectivas para o setor, a corretora aponta que ainda há espaço para crescimento de receitas na telefonia fixa, via expansão dos serviços de valor adicionado, especialmente os de banda larga. Apesar da continuidade do processo de migração gradual para a telefonia móvel, o tráfego permanecerá concentrado, no próximo ano, na rede fixa. Na telefonia móvel aponta a iminente desacelaração das taxas de crescimento, apontando a introdução de tecnologias de terceira geração como o motor da ampliação da oferta de serviços de valor adicionado. Como pontos fracos aponta prováveis movimentos de consolidação interna dos principais grupos que podem prejudicar acionistas minoritários e a dependência das receitas de interconexão na formação de seu faturamento, quando a tendência é de redução gradual dessas tarifas nos próximos anos.
Na telefonia fixa, entre os fatores de risco, aponta o ano eleitoral, quando ?medidas populistas? podem parcialmente prejudicar o desempenho das empresas. Outro ponto fraco do setor é a massificação do acesso em banda larga, com o risco de aceleração do processo de substituição do modelo convencional pela telefonia IP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!