Relator abranda polêmicas do PL Espião e votação fica para terça

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados adiou para a próxima terça-feira, 6, a votação do Projeto de Lei 215/2015, que altera artigos do Marco Civil da Internet. A votação do PL Espião, como ficou conhecido, iniciada nesta quinta-feira, 1º, foi interrompida pelo início da ordem do dia no Plenário. Antes disso, o relator da matéria, deputado Juscelino Filho (PRP-MA), em acordo com os partidos, modificou o substitutivo amenizando os pontos mais polêmicos.

O relator acatou a opinião majoritária na comissão de que continua a ser necessária autorização judicial para o acesso a dados de conexão e conteúdos privados de aplicativos. Até o início da votação o relator defendia que a Polícia e o Ministério Público tivessem acesso para fins de investigação. Com a alteração, essas autoridades somente terão direito a acesso a dados cadastrais sem ordem do juiz.

Restam ainda dois destaques, um que garante a retirada de conteúdos da Internet que se refiram a acusação ou crime de que o ofendido tenha sido absolvido, que praticamente inclui o direito ao esquecimento no Marco Civil da Internet. Para o Psol e o PT, autores dos destaques, o direito de resposta, e não a retirada de conteúdos da Internet, deve resolver esses casos.

Notícias relacionadas

Outro ponto alterado foi o que estipulava pena em dobro para os crimes contra a honra, injúria, calúnia e difamação quando cometidos pelas redes sociais. "Ninguém atentou para isso, mas hoje já há um agravante no Código Penal se o crime é cometido por meio que facilite a divulgação", explicou o relator. A legislação já pune com um terço a mais de detenção quem comete esses crimes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!