Honduras escolhe padrão nipo-brasileiro, ISDB-T

O governo de Honduras anunciou, na semana passada, a adoção do sistema ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting – Terrestrial) como padrão para TV digital terrestre. Em 2007, Honduras havia optado pelo o sistema americano, mas acabou revertendo essa decisão.

Notícias relacionadas
Assim, Honduras é o terceiro país na América Central a escolher o padrão nipo-brasileiro, e o 15º no mundo. Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Costa Rica, Filipinas, Botswana e Guatemala já optaram pelo ISDB-T, além de Brasil e Japão.

De acordo com comunicado do Ministério das Comunicações, o órgão regulador de Honduras ressalta que vários países adotaram o padrão ISDB-T porque o sistema combina características técnicas que permitem uma melhor cobertura e utilização do espectro. Além disso, facilita a prestação de outros serviços que beneficiam a população. Vale destacar que, o Brasil que implantou o sistema digital em 2010 ainda não conseguiu implantar os chamados outros serviços que o sistema possibilita, como multiprogramação e interatividade.

Segundo a nota do Minicom, o Brasil e o Japão oferecem capacitação tecnológica e transferência de tecnologia aos países que optam pelo sistema.

A decisão fortalece a estratégia de expansão do ISDB-T para os demais países da América Central, assim como de outros continentes. El Salvador, Belize e Nicarágua também demonstram interesse pelo padrão nipo-brasileiro, mas ainda não divulgaram qual sistema adotarão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!