Conheça as normas do padrão brasileiro, o ISDTV

Para Fernando Bittencourt, diretor de engenharia da TV Globo, o Brasil foi corajoso ao adotar, isoladamente, um padrão de TV digital que só estava em funcionamento no Japão. E ainda se propor a melhorar tal padrão. Embora não tenha ouvido alguns sussurros na platéia de evento organizado nesta sexta, 30, pela SET (Sociedade de Engenharia de Televisão), dizendo que ?com o Pal-M também foi assim?, Bittencourt completou sua declaração dizendo que ?ceticismo é uma coisa normal em todas as inovações?, e complementando que o Brasil terá a "melhor TV digital do mundo". O evento aconteceu para que a área técnica da radiodifusão brasileira pudesse ter acesso às normas do ISDTV (o padrão brasileiro), já definidas pelo Fórum ISDTV.
Paulo Henrique Castro, engenheiro da Globo e coordenador do grupo que estabeleceu as normas no ISDTV Fórum (associação que já conta com 85 membros), apresentou as inovações do padrão, baseado no padrão japonês ISDB-T. Segundo ele, o Fórum trabalhou com a premissa de especificar apenas o necessário, aproveitando-se do que já estava especificado pelo padrão japonês. Outra premissa importante foi o de não deixar legado, ou seja, garantir que os equipamentos lançados agora sejam compatíveis com o padrão mesmo que este continue evoluindo (um televisor vendido no início das transmissões de TV no Brasil, na década de 50, ainda é capaz de receber os sinais transmitidos hoje, embora não exiba cores e o som seja mono).
O Forum definiu sete normas, das quais algumas sofreram nenhuma ou pouca alteração em relação às normas do padrão japonês, como é o caso da modulação e uso do espectro, que tiveram apenas que ser adequados às premissas do decreto que implantou a TV digital no Brasil.

Notícias relacionadas

Inovações

A codificação de áudio e de vídeo é totalmente nova no padrão brasileiro, usando o padrão H.264 em diferentes níveis e perfis. Para a transmissão fixa, será usado o H.264 ? HP@L4.0 nos formatos 480i, 480p, 720p e 1080i e na taxas de quadros 25, 30, 50 e 60 Hz. Paulo Henrique Castro explica que as taxas 25 e 50 Hz foram adotadas apenas para que o padrão possa ser usado em diferentes países, e no Brasil não serão usadas. Já a compressão de áudio será MPEG-4 AACa 48 kHz, nos perfis e níveis AAC@L4 e HE-AAC@L4, sendo que a primeiro é para som estéreo e a segunda para som 5.1. O engenheiro explicou que o uso do padrão Dolby no sistema brasileiro dependeria de um desenvolvimento de seis meses, extrapolando o prazo para a publicação das normas e acarretando em investimentos maiores.

Requisitos

Para os receptores, foram definidos alguns requisitos mínimos e outros opcionais. Será mandatório, por exemplo, suportar o formato de vídeo especificado para o padrão nacional. Mas questões como a possibilidade de upgrade do software ou a existência de controle remoto com suporte a interatividade para os receptores móveis são opcionais.
Na questão segurança, foram definidas três normas: uma com encriptação do conteúdo transmitido, que só será adotada caso haja uma legislação específica; outra para interfaces, permitindo que as pessoas assistam ao conteúdo ao vivo com reolução máxima, mas que só possam gravar com 480 linhas; e outra para ferramentas adicionais, como cartões de segurança, mas que ainda não foi aprovada.
O canal de retorno poderá se dar por qualquer plataforma existente. Os set-top boxes poderão ter portas de rede, modem, ou ainda wi-fi, GPRS, conforme a opção do fabricante. Também foram contempladas infra-estruturas ainda por vir, já que as caixas contarão com uma porta USB que poderá receber um dispositivo de comunicação.

Ginga

Outra novidade é o middleware Ginga. Segundo Luiz Fernando Gomes Soares, da PUC-Rio, responsável pela especificação desta norma, o middleware nacional será compatível com softwares desenvolvidos para os middlewares dos padrões internacionais, assim como os softwares desenvolvidos para o Ginga também rodarão nos internacionais. A grande diferença é no uso memória e de processamento do sistema brasileiro, muito mais racional que os modelos internacionais. Segundo explicou o acadêmico, os middlewares adotados nos três sistemas internacionais são mais pesados, pois agregaram diferentes linguagens de programação, muitas vezes duplicando funções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!