OUTROS DESTAQUES
Tecnologia
Para Orange, SDN e NFV são o futuro, mas o caminho é complexo
quinta-feira, 22 de outubro de 2015 , 09h37 | POR SAMUEL POSSEBON, DE LONDRES, A CONVITE DA ALCATEL-LUCENT

A operadora francesa Orange é hoje um dos casos mais avançados de operadoras a adotarem uma rede baseada em software (SDN) com serviços virtualizados (NFV), dois dos conceitos/tecnologias mais impulsionados por fornecedores e analistas de telecomunicações como tendências. Mas a própria operadora admite que ainda há um longo caminho adiante. Para Alain Maloberti, SVP da Orange Labs, a primeira observação é que adotar SDNs sem NFV não faz muito sentido, e vice-versa. "O que todos querem é serviços mais flexíveis, com menor custo, QoS (qualidade de serviço) e flexibilidade, mas chegar lá é bem mais complexo". Segundo ele, se bem adotada, uma rede controlada por software de fato pode trazer redução de custos, mas a necessidade de integrar com equipes de IT e rede também aumenta muito. "Além disso, SDNs  e NFVs não são só uma missão para equipes de TI e rede, mas para toda a equipe de serviços, para todos os processos da empresa". Ele aponta ainda dificuldades como padronização de equipamentos entre múltiplos fornecedores, interoperabilidade e protocolos abertos como aspectos essenciais (e ainda não plenamente atendidos) para que as redes definidas por software e os serviços virtualizados se tornem uma realidade. Maloberti participou esta semana do Broadband World Forum, realizado em Londres.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top