Valente pede legislação mais adequada para permitir investimentos

As operadoras reclamam já há bastante tempo da dificuldade em aplicar os investimentos por conta da burocracia e da carga tributária que impedem a construção de infraestrutura, e não foi diferente na 57ª edição do Painel Telebrasil nesta quarta-feira, 22, em Brasília. Para o presidente da Telefônica/Vivo, Antonio Carlos Valente, a questão tem urgência. Ele afirmou que as empresas precisam estar saudáveis para transformar bons resultados em investimento, mas também é preciso resolver amarras.

Notícias relacionadas
As operadoras alegam que as receitas não crescem na mesma proporção que a demanda por tráfego e a consequente necessidade de investimentos. O problema, segundo Valente, precisa ser solucionado com "legislação mais adequada", para proporcionar instalação de antenas, mais dutos de uso, polidutos e sistemas de energia elétrica.

"Não são desafios simples, são muito complexos e precisamos trabalhar juntos. Isso significa que não conseguiremos aumentar a capacidade de tráfego sem colocar equipamentos com radiação. Desculpa, mas não dá", diz ele, citando leis municipais antigas que consideravam perigosa ao ambiente a instalação de estações radiobase (ERBs) por conta da radiação. "Esse é um mito que temos de esclarecer, as informações que tinham na época não são as mesmas que tenho hoje", reclama. Segundo Valente, a legislação que impede as ERBs é, na verdade, mais nociva, pois obriga a operadora a implantar menos antenas e força os terminais a usar mais radiação para se conectar à rede, emanando mais radiação ao usuário.

Outra reclamação, também recorrente, é a questão tributária. "Hoje se tem remuneração de acionista muitas vezes inferior ao que se recolhe em taxas", diz ele citando estudo da LCA que afirma que 4,8% da receita operacional das teles em 2012 foram para acionistas, enquanto 30,8% foram destinados a tributos e fundos. "Por razões estruturais da economia brasileira, cada vez mais temos que apostar em desenvolvimento de parcerias público-privadas e investimento privado", alega.

Comparando com outros setores de infraestrutura como aeroportos, rodovias e setor elétrico, Valente afirma que as telecomunicações não têm um desempenho negativo. "Se fizermos uma análise fria, não acho que somos tão ruins quanto as pessoas acham. Quantas reclamações o setor tem, considerando todas as portas de entrada pública? A gente chega a um número de 400 reclamações mensais por cada milhão de clientes. Não somos tão maus assim, não dá para comparar com quem comprou uma geladeira nos últimos cinco anos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!