Telecom Italia vê lucro desabar e acumula perdas de 3,4 bilhões de euros

A Telecom Italia, controladora da TIM no Brasil, teve prejuízo operacional de 686 milhões de euros no primeiro semestre deste ano em seu mercado doméstico. A cifra apresentada no balanço da matriz do grupo italiano de telecomunicações vem na contramão dos resultados apresentados nesta semana por sua subsidiária brasileira: lucro líquido de R$ 776,4 milhões no mesmo período.
O saldo negativo da operadora italiana entre janeiro e junho deveu-se à depreciação causada pela deterioração do cenário macroeconômico na Europa. No mesmo período do ano passado, a operação doméstica lucrou 2,758 bilhões de euros, o que significa uma perda acumulada de 3,444 bilhões de euros.
Embora tenha apresentado prejuízo no cálculo final, a principal operadora de telefonia da Itália registrou receita de 14,5 bilhõesde euros no período, crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2010. No mesmo intervalo, o EBITA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) somou 4,547 bilhões de euros, queda de 7,6% ante os 4,920 bilhões de euros registrados em 2010. Mesmo com o resultado negativo, a operadora italiana tentou acalmar o mercado, dizendo ser capaz de cumprir com as metas traçadas para este ano, mantendo a estabilidade nas receitas e na geração de caixa.

Notícias relacionadas
A dívida líquida da operação doméstica da Telecom Italia cresceu 500 milhões euros, passando de 30,6 bilhões para 31,1 bilhões de euros. Em seu plano estratégico, a operadora promete cortar o endividamento para 29,5 bilhões de euros até dezembro deste ano e atingir 25 bilhões de euros em 2013.
América do Sul
Enquanto a matriz sofre com os efeitos da crise da dívida europeia, países como Brasil e Argentina puxaram as receitas da empresa. No mercado brasileiro, onde a empresa controla a TIM, a Intelig e agora também a AES Atimus, a receita atingiu 3,499 bilhões de euros no semestre, com EBITDA de 948 milhões de euros. Na divisão argentina da empresa, a receita chegou a 1,511 bilhão de euros, à medida que o EBITDA somou 506 milhões de euros.
Consolidado
O resultados da operação doméstica impactaram duramente os resultados consolidados do grupo italiano. A holding registrou prejuízo total de 1,797 bilhão de euros entre os meses de janeiro e junho de 2011, o que significa um déficit de mais de 3 bilhões de euros quando comparado ao lucro de 1,24 bilhão acumulado no primeiro semestre do ano passado. A holding viu também seu lucro operacional de 2,88 bilhões de euros do primeiro semestre de 2010 evaporar, dando lugar a um prejuízo operacional de 51 milhões de euros.
As receitas operacionais cresceram 9,9% na comparação anual, passando de 13,327 bilhões ao final dos primeiros seis meses de 2010 para 14,6 bilhões de euros da primeira metade deste ano.
O EBITDA também cresceu 4,3%, ficando em 5,977 bilhões de euros no semestre (5,733 bilhões em 2010).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!