Celulares ganham potencial de valorização

As estimativas mais favoráveis de bancos e corretoras sobre desempenho de empresas no segundo trimestre de 2004 citam o segmento de telefonia celular ao lado dos setores siderúrgico, minerador, de consumo e de papel e celulose. O último relatório do Banco Espírito Santo justifica as expectativas em relação às operadoras de telefonia móvel em parte pela sazonalidade. Com os dias das Mães e dos Namorados, as vendas costumam ser bem superiores às dos primeiro trimestre. E os volumes de venda deste ano de fato estão sendo superiores aos do ano passado. O que talvez reduza um pouco o impacto dessas vendas sobre as receitas são as promoções agressivas que várias operadoras vêm fazendo em tarifas e subsídios de aparelhos. Mas não o suficiente para reduzir margens. Do ponto de vista financeiro, só a Telemig e Tele Norte Celular não estão com suas dívidas em dólares totalmente protegidas por hedge.
?A tendências para os próximos trimestres é positiva pelo potencial de utilização dos serviços pelos novos clientes incorporados à base das empresas?, diz o analista do BES, para quem os destaques do ano devem ser a Tele Celular Sul e a CRT Celular.

Telefonia fixa

Notícias relacionadas

Para a telefonia fixa, a melhora efetiva de receitas só chega no próximo trimestre, por conta dos aumentos das tarifas que vão se definidas até o fim de junho. Desde já, porém, os analistas esperam uma ligeira recuperação do tráfego local e maior crescimento da banda larga, justamente devido à melhora da atividade econômica.
O Banco Espírito Santo está dando destaque à Brasil Telecom, para a qual espera aumento de receita em longa distância nacional e internacional. Também espera que a Embratel comece a reduzir o reflexo negativo da consolidação da Vésper, com diminuição de custos e despesas operacionais. A situação da Embratel só piora se a taxa de câmbio do dia 30 de junho subir muito além da cotação atual. Isso porque apenas 60% da dívida em moeda estrangeira está protegida por hedge.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!