O site da Claro (www.claro.com.br) está fora do ar desde a última segunda-feira, 26, ocasionado provavelmente por um ataque de hacker. Embora a operadora não confirme o ataque, o site www.delta5.com.br, que lista sites invadidos por hackers, incluía o site da Claro, informando, no último dia 26, que o codinome do hacker que o invadiu era ?Data Cha0s?.
Das cinco operadoras da Claro (BCP, Americel, ATL, Telet e Tess), apenas a BCP e a Telet permitem acesso por meio de seus respectivos sites – www.bcp.com.br e www.telet.com.br.
No site da Claro estão disponíveis serviços como venda de aparelhos, envio de SMS e download de ringtones, imagens e outros aplicativos.
Santini diz que, primeiro, é necessário saber se o portal da Claro está hospedado em servidor próprio ou em data center. Provavelmente, o site está em servidor próprio porque, segundo Santini, se a empresa está hospedada num data center, basta colocar os dados num storage (armazenamento), rodar de novo os aplicativos e colocar o site no ar. Não é o que aconteceu com a Claro. Além disso, afirma Santini, os hackers costumam invadir o site e deixar sua marca na página principal. A solução, diz, é hospedar o site num data center que garanta a segurança e que, em geral, tem uma equipe técnica disponível para cuidar desse tipo de ocorrência.