Para S&P, IPCA não interfere na avaliação das teles

A agência de ratings Standard & Poor's divulgou nesta segunda, dia 14, uma primeira análise sobre os impactos que a decisão provisória do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no sentido de que o IPCA seja o indexador para reajuste das tarifas referentes aos últimos 12 meses. Segundo a S&P, haverá impactos no fluxo de caixa projetado das empresas, mas nada que, no entender da agência, seja suficiente para causar revisão das avaliações. Diz a Standard & Poor's:
"Embora a decisão tenha um impacto negativo direto no fluxo de caixa projetado das concessionárias brasileiras, os indicadores de proteção de fluxo de caixa devem permanecer adequados para a categoria de rating dessas empresas. Ambas as empresas (Telemar e BrT) mantêm perfis financeiros conservadores, e devem continuar a gerar fluxo de caixa suficiente para cumprir com seus vencimentos de dívida num futuro próximo. Além disso, os ratings dessas empresas têm sido de certa forma conservadores para o perfil financeiro atual de ambas, exatamente com o objetivo de refletir as preocupações da Standard & Poor?s com relação aos constantes riscos regulatórios no setor de telecomunicações brasileiro.
Até agora, apesar de muitas discussões com relação à revisão das tarifas de telefonia fixa, a Anatel tem se mostrado independente e os contratos vêm sendo mantidos. É importante que o STJ se defina rapidamente sobre a questão e continue a respeitar as cláusulas contratuais, de forma a manter a credibilidade do ambiente regulatório que envolve as telecomunicações brasileiras, e a confiança dos investidores no setor. Por outro lado, a decisão provisória do STJ válida para todo o País (se mantida) sobrepõe decisões anteriores de outros juízes, o que deve facilitar a defesa das concessionárias e também as negociações com o governo federal".

Notícias relacionadas
Vale ressaltar que as expectativas sobre um cenário mais incerto do ponto de vista regulatório fizeram com que a S&P alertasse o mercado sobre os riscos de revisões negativas de ratings das empresas de telefonia brasileiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!