OUTROS DESTAQUES
Internet das Coisas
Aumenta uso de IoT para ataques de negação de serviço
terça-feira, 20 de Março de 2018 , 17h25

Levantamento do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), divulgado nesta terça-feira, 20, mostra que houve aumento nos ataques de negação de serviço (DDoS) originados por dispositivos de Internet das Coisas. Foram 833.775 incidentes de segurança em 2017, um aumento de 29% em relação ao ano anterior, sendo que 220.188 foram relacionados a dispositivos que participaram dos ataques DDoS, número quase quatro vezes maior do que em 2016.

O Cert.br diz que os equipamentos de IoT infectados formam botnets, utilizadas para sobrecarregar um serviço, rede ou computador. A entidade diz que parte dos ataques foi originada por roteadores e modems de banda larga, seja por má configuração, ou porque estavam comprometidos mesmo.

O Centro afirma que ataques de força bruta a serviços, como o SSH e Telnet (portas 22 e 23 TCP, respectivamente) continuam frequentes e englobam tentativas de comprometer IoT e equipamentos de rede em residências, como modems xDSL e cabo, além de roteadores Wi-Fi. Os ataques tentam adivinhar por meio de tentativa e erro as senhas de administração para comprometer os dispositivos.

As notificações sobre varreduras (com objetivo de identificar computadores ativos e coletar informações) totalizaram 443.258 em 2017, um aumento de 15% com relação a 2016. O serviço de SSH equivale a 47% das notificações de varreduras, Telnet com 9%, RDP (3389/TCP) com 2%, e FTP (21/TCP) com 1% das notificações em 2017. O Cert.br também registrou um aumento de 60% em comparação a 2016 das notificações de atividades relacionadas à propagação de worms e bots (processo automatizado de propagação de códigos maliciosos na rede), que totalizaram 45.101 em 2017. Houve ainda aumento de 10% nos ataques a servidores Web, totalizando 60.766 notificações.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top