TIM lança EDGE comercialmente em janeiro

A TIM anunciou nesta terça-feira, 9, o início de suas operações em EDGE – evolução da rede GSM com velocidade de até 220 kbps, a partir de janeiro. A rede funcionará inicialmente em alguns bairros de São Paulo, Campinas e Brasília, e a partir do início de fevereiro no Rio de Janeiro. O foco da operadora são os profissionais liberais e mercado corporativo.
Segundo o presidente da TIM Brasil, Mario Cesar Pereira de Araujo, a tecnologia permite oferecer alguns dos serviços de terceira geração (3G), mas sem grandes investimentos na rede. O custo de implantação de um equipamento EDGE na estação radiobase (ERB) é de aproximadamente 10% de seu valor total, isto é R$ 30 mil.
Com a novidade, Araujo quer aumentar a participação do mercado corporativo na base total de clientes da operadora que, até o final deste ano, deve ultrapassar os 8 milhões de assinantes (2 milhões clientes GSM e 6 milhões TDMA). Hoje, as empresas representam 3% da base e Araujo acredita que este índice chegará a 6% até o final de 2004.

Notícias relacionadas
O primeiro terminal com tecnologia EDGE será lançado comercialmente pela Nokia em janeiro, o Nokia 6200. Mas até o final do primeiro semestre de 2004, serão lançados terminais Motorola, Samsung, SonyEricsson e Siemens.
Os fornecedores de equipamentos EDGE serão os mesmos que atualmente atendem a TIM, ou seja, Siemens, Ericsson e Nokia. Os primeiros upgrades das ERBs, em São Paulo, foram feitos pela Ericsson. ?Já temos cerca de 100 ERBs com EDGE na cidade?, explica o presidente da operadora.
Até o final do ano que vem, a TIM quer fazer o upgrade de sua rede em mais dez cidades. ?A idéia não é oferecer para toda a base, mas somente para as empresas que atualmente usam GPRS e poderão ter os mesmos aplicativos com velocidades ainda maiores?, explica Araujo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!