OUTROS DESTAQUES
Mercado
Quase metade da base da TIM é 4G
segunda-feira, 05 de Fevereiro de 2018 , 21h44

A TIM fechou dezembro com 58,634 milhões de acessos, uma queda de 7,5% comparado a 2016, segundo balanço financeiro da companhia divulgado nesta segunda, 5. Desse total, 40,836 milhões eram de pré-pagos (redução de 15,9%) e 17,799 milhões de pós-pagos (aumento de 19,6%), que passaram a representar 30,4% da base móvel total. A empresa afirma ter 27,6 milhões de linhas 4G, um aumento de 63,7% no comparativo anual e uma penetração de 47,1% da base.

A companhia aumentou em 9,1% os aparelhos vendidos no trimestre, totalizando 297 mil unidades, embora no acumulado do ano tenha diminuído em 12,6% as vendas e totalizado 1,115 milhão de handsets. A penetração de smartphones na base da tele aumentou 8,1 ponto percentual (p.p.) e ficou em 80,9%.

A cobertura 4G da TIM está presente em mais de 3 mil cidades, ou 91% da população brasileira. Dessas, 916 cidades contam com a faixa de 700 MHz. A tecnologia VoLTE está em 1.200 cidades. A operadora afirma ter 20.638 sites LTE e 15.455 em WCDMA. E agora, a relação de uso da rede de dados é de 60% para 4G, e 40% para 3G (contra 34% e 66%, respectivamente, em 2016).

Ainda assim, o market share da TIM caiu 1,2 p.p. e finalizou o ano em 24,8%. A empresa reduziu o churn em 1 p.p., ficando em 12,9%. A receita média por usuário (ARPU) era de R$ 21,9 em dezembro, um avanço de 13,9%.

Fixo

A operação de banda larga fixa TIM Live fechou o ano com 392 mil acessos, um aumento de 28,2%. A empresa diz que 2017 continuou com o soft launch da tecnologia sem fio baseada em 700 MHz, a WTTx, que está em 16 cidades e 12 estados. E destaca que iniciou em outubro testes com a tecnologia de fibra até a residência (FTTH), que já conta com 50 mil homes-passed e aproximadamente mil clientes.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top