Intenção de compra de smartphones e TVs HD é maior entre países emergentes

O consumidor médio em países emergentes da Ásia está mais interessado em adquirir eletro-eletrônicos do que aquele em mercados desenvolvidos. Essa foi uma das conclusões de pesquisa encomendada pela Accenture na qual foram entrevistadas 16 mil pessoas no fim do ano passado em oito países: quatro desenvolvidos (EUA, Alemanha, Japão e França) e quatro emergentes (China, Índia, Malásia e Cingapura).
Cerca de 35% dos entrevistados nos países emergentes disseram desejar comprar um celular capaz de acessar a Internet em 2010, contra menos de 10% dos entrevistados nos países desenvolvidos. Quando o item são celulares comuns, a intenção de compra é de aproximadamente 30% entre emergentes e pouco mais de 10% entre desenvolvidos. À exceção do player Blu-ray, pelo qual consumidores dos dois grupos de países aspiram em igual medida (10% em ambos), em todos os demais itens os entrevistados em países emergentes demonstraram maior interesse em aquisição. Isso inclui computadores e laptops, netbooks, câmeras digitais, DVD player, console de videogame, mp3 player, dentre outros. Merece destaque também TVs de alta definição, item ambicionado por mais de 40% dos entrevistados em países emergentes e aproximadamente 30% daqueles em países desenvolvidos.
Na opinião de Petrônio Nogueira, diretor da Accenture no Brasil, smarpthones e TVs de alta definição também estão entre os itens mais desejados no momento pelo consumidor brasileiro. O Brasil talvez passe a fazer parte da próxima edição da pesquisa.

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SVA
O estudo da Accenture comprovou o que outras pesquisas já haviam apontado: ainda há muito espaço para se crescer em serviços de valor adicionado (SVA) mundo afora. Quando perguntados sobre as aplicações que usam no celular, 28% dos entrevistados disseram que utilizam o telefone apenas para chamadas de voz. Os resultados para outras aplicações foram os seguintes, em ordem decrescente: SMS (65%), email (47%), fotografia (45%), navegação na web (34%), música (29%), jogos (14%), serviços de localização (11%), gravação e reprodução de vídeos (8%), acesso a redes sociais (5%), Twitter (2%).

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