Supremo dá 10 dias para Senado explicar tramitação do PLC 79/2016

O ministro do Supremo Teori Zavascki deu à presidência do Senado o prazo de 10 dias para se manifestar sobre o Mandado de Segurança impetrado por 11 senadores da oposição contra o indeferimento do recurso ao PLC 79/2016, que estabelece o novo modelo de telecomunicações. O despacho do ministro também indeferiu o pedido do Idec para ser parte na ação.

Diz o despacho: "Pelo exposto, pela relevância da matéria e inegável urgência na solução da questão posta na presente ação, notifique-se a autoridade indigitada coatora para, querendo, prestar informações no prazo máximo de dez dias (art. 7º, inc. I, da Lei n. 12.016/2009 c/c art. 203 do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal), após o que, decidirei sobre o requerimento de medida liminar. 12. Intime-se a Advocacia-Geral da União , nos termos do art. 7º, inc. III, da Lei n. 12.016/2009. 13. Prestadas as informações ou superado o prazo definido, com ou sem a manifestação, voltem-me os autos para exame e decisão do requerimento liminar (…)"  

Destaque-se da decisão que ele considerou a matéria urgente e relevante e que decidirá sobre o pedido de cautelar com ou sem a manifestação do Senado.

Notícias relacionadas

Análise

A decisão sobre encaminhar ou não o PLC 79/2016 para sanção presidencial está com a mesa diretora do Senado, que está oficialmente em recesso, mas poderia fazê-lo a qualquer tempo já que existem equipes que trabalham no plantão para processos burocráticos. Com um Mandado de Segurança pendente de uma decisão do Supremo, a decisão de mandar para sanção ganha um cunho político, e é pouco provável que o presidente da casa, Renan Calheiros (PMDB/AL), compre essa (nova) briga com o Supremo e com os senadores que assinam a ação.

De outro lado, a decisão do STF nesse caso pode obrigar a mesa diretora do Senado a se posicionar formalmente sobre a tramitação do projeto, já que até agora todas as informações prestadas sobre a não aceitação do recurso contra o PLC 79/2016 foram dadas oralmente à oposição, sem nenhum registro escrito, a não ser uma matéria jornalística na Agência Senado. A tramitação do projeto no site do Senado mostra que ele está no mesmo estágio desde o dia 16, sem nenhuma informação sobre recursos, aceitos ou não. Caso não haja justificativa, o teor do despacho do ministro Teori Zavascki indica que pelo menos um dos pré-requisitos da liminar já foi reconhecido, que é a relevância e urgência do caso.

Enquanto isso, outras questões estão sendo analisadas pela oposição: a votação na Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico antes do prazo final para apresentação de emendas e uma alteração de redação que pode ser interpretada como uma alteração de mérito no projeto, o que obrigaria uma nova votação na Câmara. Há, portanto, combustível para alongar a discussão, inclusive judicialmente.

De qualquer maneira, a sanção do projeto, muito provavelmente, não acontecerá antes do final de janeiro, quando o Senado retomará suas atividades normais. A não ser que as explicações da mesa convençam o ministro Teori e a cautelar da oposição no Mandado de Segurança seja indeferida.

5 COMENTÁRIOS

  1. De acordo com matérias publicadas neste site a operadora Oi, grande beneficiária da PL79, está na situação que se encontra, por máadministração. Retiradas ao invés de re-investimentos. Este projeto de lei é uma afronta a interesse nacional e à indisponibilidade deste interesse. O Ministério Público deveria ser acionado para verificar quais as reais intenções que tem levado a este projeto de lei. Será que temos outro caso Petrobrás??

  2. Privatizaram quase todas as estatais no governo do pior presidente que o País já teve, Fernando Henrique, com a desculpa que essas estatais eram ineficientes e que por isso deveriam passar para a iniciativa privada que eram muito mais competentes para administrá-las e hoje, o governo quer doar as teles 100 bilhões de reais para ajudá-las. Aonde está a competência da iniciativa privada que foi tão propagada pelo governo desse outro salafrário. Olhem também o caso de outras empresas como a Vale, a Valec, etc. Com certeza o real motivo dessas privatizações foi o recebimento de propina pelos políticos da época assim como o que está acontecendo hoje. E os otários que eram favoráveis às privatizações deveriam se manifestar hoje como fizeram à época. País de otários, ignorantes que se emprenham pelo ouvido e corruptos espertalhões.

    • Olá Carlos. Estávamos de recesso de final de ano e ficamos com alguns comentários pendentes de aprovação. Agora está publicado.

  3. Tínhamos empresas altamente sustentáveis. O sistema Telebrás/Embratel possuia alta qualidade, par a par com outras grandes no mundo. Na época nos foi vendido a ideia que nenhuma estatal teria futuro se não tivesse unida ao investimento estrangeiro. Fernando Henrique consegui vender a Embratel pela metade do seu lucro de 1 ano. O Correio, com performance colocada como uma dos melhores do mundo, virou o que conhecemos. Hoje, o interesse da hora parece ser os bens reversíveis. Como conseguimos ser uma sociedade tão sem virtude?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!