Lançado em setembro do ano passado, o serviço de conteúdo via SMS do canal de TV Esporte Interativo (EI) atingiu a marca de 1,2 milhão de assinantes. A meta, até dezembro, é alcançar 2,5 milhões de usuários, informa o diretor de interatividade e mobilidade do EI, Carlos Antunes. O Esporte Interativo Móvel, como é chamado o serviço, possui hoje 70 canais sobre diversos assuntos relacionados a esportes. A área móvel representa entre 20% e 30% do faturamento total da empresa.
Ao contrário de outros serviços de assinatura SMS, o EI não cobra por mensagem enviada ao usuário. A tarifação de R$ 0,31 (mais impostos) é feita apenas uma vez por dia, independentemente da quantidade de mensagens enviadas. Para Antunes, essa forma diferente de cobrar pelo serviço é uma das razões que fez o EI Móvel conquistar uma base tão significativa em menos de um ano de existência.
A expectativa de dobrar a base de assinantes até dezembro está relacionada a dois fatores: a realização da Copa do Mundo e do Campeonato do Nordeste, competição regional de futebol criada e transmitida pelo próprio canal de TV. Além disso, o EI adquiriu recentemente o canal 36 em UHF em São Paulo, o que aumentará seu número de telespectadores e, provavelmente, a quantidade de assinantes de serviços móveis.
Aplicativos
Em 2010, o EI pretende desenvolver aplicativos para conteúdo esportivo nas plataformas Java, Android e iPhone. Ainda não estão decididos os temas e a abrangência dos aplicativos. A ideia inicial é de que o download seja cobrado. O desenvolvimento será feito por terceiros. Segundo Antunes, uma das vantagens dos aplicativos móveis é que eles poderão atrair audiência para o canal de TV da empresa. Hoje, o caminho é de mão única: a TV conquista assinantes para os canais de SMS enquanto o contrário não acontece.
O canal EI é transmitido via satélite em banda C para parabólicas de todo o Brasil e também faz parte da programação de algumas operadoras de TV por assinatura, como Oi TV e Via Embratel.