A Intel e o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), de Campinas (SP), firmaram uma parceria para o projeto, pesquisa e desenvolvimento de uma estação radiobase WiMAX. A equipe vai desenvolver tecnologia para a ERB-WiMAX a partir da plataforma Glenfield, da Intel, com faixa de freqüência de 3,5 GHz. ?O produto estará disponível no início de 2007?, diz a gerente de mercado do CPqD, Carla Guimarães. Ela afirma que já existe uma indústria brasileira interessada na transferência da tecnologia.
A equipe do CPqD começou a se capacitar no final do ano passado com a ida de técnicos para um centro tecnológico da Intel na Polônia. O CPqD é um dos três centros de competência selecionados pela Intel nas Américas para o desenvolvimento da tecnologia de ERB-WiMAX, sendo que dois estão nos EUA, informa Américo Tomé, gerente de plataformas de comunicação da Intel.
Mundialmente, a companhia costuma trabalhar com a indústria, a exemplo de parcerias com a Alvarion, Aperto, Siemens e Alcatel, entre outras, para o desenvolvimento de CPEs, com o fornecimento de chips. Para a ERB-WiMAX, a Intel oferece uma placa principal sobre a qual serão desenvolvidos os sistemas de acesso e comunicação. ?A placa da Intel permite acelerar o desenvolvimento da tecnologia e traz como benefícios o projeto e fabricação local?, afirma Tomé.
Serviços móveis