CPqD lançará estação radiobase WiMAX em 2007

A Intel e o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), de Campinas (SP), firmaram uma parceria para o projeto, pesquisa e desenvolvimento de uma estação radiobase WiMAX. A equipe vai desenvolver tecnologia para a ERB-WiMAX a partir da plataforma Glenfield, da Intel, com faixa de freqüência de 3,5 GHz. ?O produto estará disponível no início de 2007?, diz a gerente de mercado do CPqD, Carla Guimarães. Ela afirma que já existe uma indústria brasileira interessada na transferência da tecnologia.
A equipe do CPqD começou a se capacitar no final do ano passado com a ida de técnicos para um centro tecnológico da Intel na Polônia. O CPqD é um dos três centros de competência selecionados pela Intel nas Américas para o desenvolvimento da tecnologia de ERB-WiMAX, sendo que dois estão nos EUA, informa Américo Tomé, gerente de plataformas de comunicação da Intel.
Mundialmente, a companhia costuma trabalhar com a indústria, a exemplo de parcerias com a Alvarion, Aperto, Siemens e Alcatel, entre outras, para o desenvolvimento de CPEs, com o fornecimento de chips. Para a ERB-WiMAX, a Intel oferece uma placa principal sobre a qual serão desenvolvidos os sistemas de acesso e comunicação. ?A placa da Intel permite acelerar o desenvolvimento da tecnologia e traz como benefícios o projeto e fabricação local?, afirma Tomé.

Notícias relacionadas
Além dessa iniciativa, a Intel financia projetos-piloto de redes WiMAX em conjunto com prefeituras, em diversas cidades do Brasil. A empresa de pesquisa Maravedis estima que o País contará com 768 mil assinantes de redes WiMAX até 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!