Rede celebra dez anos de operação comercial no Brasil

A internet completa dez anos de uso comercial no Brasil, e o Comitê Gestor de Internet, que coordena e integra todas as iniciativas de serviços internet no País, também. O comitê foi fundado há exatos dez anos, em 31 de maio de 1995. De janeiro de 1998 para cá, o número de máquinas que operam sob o domínio ?br? passou de 117 mil para mais de 3 milhões até o ano passado. Com isso, o Brasil é o nono país no ranking mundial de hosts. Atualmente, existem 768 mil domínios ?br? registrados no País.
O Registro.br, que é, desde 1989, o órgão executor para o registro e manutenção dos nomes de domínio, atribuição dos endereços IP e manutenção da raiz ?br?, para comemorar a década de internet comercial e de existência do Comitê Gestor, anunciou nesta terça-feira, 31, que as empresas e usuários podem, a partir de agora, usar vogais acentuadas e com palavras com cedilha (ç) para fazer o registro de domínios ?br?. Para viabilizar o uso do acento e do ?ç?, o Registro.br utiliza a tecnologia IDNA (Internationalized Domain Names in Applications), que permite o uso de caracteres diferentes das letras (A-Z) e dos números (0-9).

NIC.br

Notícias relacionadas

O Comitê Gestor anunciou também a criação do NIC.br, associação civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo realizar as atividades de registro e manutenção de nomes de domínio ?br?. Com isso, o NIC.br será o órgão responsável pela distribuição de endereços IP e também se encarregará de atender os requisitos de segurança e situações de emergência da internet brasileira. O Registro.br permanece como a entidade responsável pelo registro e manutenção dos nomes de domínio. Antes, as atividades de registro de nomes de domínios e atribuição de números IP eram realizadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!