A internet completa dez anos de uso comercial no Brasil, e o Comitê Gestor de Internet, que coordena e integra todas as iniciativas de serviços internet no País, também. O comitê foi fundado há exatos dez anos, em 31 de maio de 1995. De janeiro de 1998 para cá, o número de máquinas que operam sob o domínio ?br? passou de 117 mil para mais de 3 milhões até o ano passado. Com isso, o Brasil é o nono país no ranking mundial de hosts. Atualmente, existem 768 mil domínios ?br? registrados no País.
O Registro.br, que é, desde 1989, o órgão executor para o registro e manutenção dos nomes de domínio, atribuição dos endereços IP e manutenção da raiz ?br?, para comemorar a década de internet comercial e de existência do Comitê Gestor, anunciou nesta terça-feira, 31, que as empresas e usuários podem, a partir de agora, usar vogais acentuadas e com palavras com cedilha (ç) para fazer o registro de domínios ?br?. Para viabilizar o uso do acento e do ?ç?, o Registro.br utiliza a tecnologia IDNA (Internationalized Domain Names in Applications), que permite o uso de caracteres diferentes das letras (A-Z) e dos números (0-9).
NIC.br
O Comitê Gestor anunciou também a criação do NIC.br, associação civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo realizar as atividades de registro e manutenção de nomes de domínio ?br?. Com isso, o NIC.br será o órgão responsável pela distribuição de endereços IP e também se encarregará de atender os requisitos de segurança e situações de emergência da internet brasileira. O Registro.br permanece como a entidade responsável pelo registro e manutenção dos nomes de domínio. Antes, as atividades de registro de nomes de domínios e atribuição de números IP eram realizadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).