FCC quer testar transição para redes totalmente baseadas em IP

Em comunicado emitido nesta sexta, 31, a agência reguladora norte-americana Federal Communications Comission (FCC) convocou operadoras a executar testes voluntários para verificar como seria uma eventual transição de todos os serviços telefônicos para dados trafegados pela rede totalmente IP. Na prática, isso significa substituir o sinal tradicionalmente trafegado em linhas de cobre por recursos de VoIP e multimídia em redes de cabo coaxial, fibra ou sem fio.

Notícias relacionadas
Naturalmente, os experimentos da FCC visam garantir que funções básicas das redes atuais sejam mantidas, como o acesso viável financeiramente aos serviços, disponibilidade de números de emergência independente da tecnologia, competição de mercado e proteção do consumidor. A entidade quer verificar como será feita a migração uma vez que as novas tecnologias baseadas em IP sejam difundidas nos Estados Unidos o suficiente para que a infraestrutura legada possa ser descontinuada.

Os experimentos deverão obter resultados em versões de serviços existentes aos baseados em IP; experimentos dirigidos e com pesquisa cooperativa (incluindo acesso universal e competição); cobertura rural com banda larga; e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Além disso, os experimentos deverão trazer uma numeração telefônica para o mundo IP sem que isso signifique prejudicar os sistemas atuais.

A FCC planeja melhorar a coleta e o uso de dados com a colaboração intergovernamental, análise em sistemas de emergência 911 e reforma no processo de atendimento ao consumidor. "Os dados coletados nesses experimentos vão garantir um contínuo diálogo público sobre transições de tecnologias e escolhas de políticas que avancem e acelerem as transições de tecnologia enquanto garante que os consumidores e seus valores não sejam afetados de maneira adversa", afirma o comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!