Intel desenvolve nova plataforma de chipsets, agora com alto desempenho e baixo consumo

A Intel está disposta a ser reconhecida como uma empresa forte em computação móvel, como em tablets e smartphones, e não apenas em desktops e laptops. Para isso, desenvolveu uma nova plataforma de chipsets, internamente chamada de Bay Trail, que mescla alto desempenho com baixo consumo de energia, o que é uma necessidade fundamental em dispositivos móveis, cujas baterias de hoje em dia se esgotam em menos de um dia de uso. A novidade será apresentada no fórum de desenvolvedores da Intel (IDF), a ser realizado daqui a duas semanas em São Francisco, nos EUA. A princípio foram criadas três famílias de chipsets com a plataforma Bay Trail: uma para tablets; outra para notebooks e destacáveis; e a terceira para desktops. Uma versão para smartphones está em desenvolvimento e deve ser lançada somente em 2014. Ela será compatível com smartphones Android e Windows Phone.

Notícias relacionadas
"A Intel estabeleceu uma credibilidade junto ao usuário, que a reconhece pela qualidade e performance, mas talvez não pela eficiência no consumo de energia. Essa é a nossa batalha, agora", comenta Reinaldo Affonso, diretor de desenvolvimento tecnológico da Intel. "A família Bay Trail traz essa questão de forma clara. Acreditamos que será uma mudança de jogo, acrescentando mais valor à marca Intel, agora com eficiência energética", complementa.

Enquanto os chipsets da família Core trabalham com 15 a 45 watts, na Bay Trail os eles terão menos de 2,5 watts. Isso permitirá lançar desktops sem a necessidade de ventilador interno, o que pode revolucionar o design desses aparelhos. O desempenho dos novos processadores será três vezes maior que aqueles da família Atom, mas não chegará a ser igual ao da família Core, informa o executivo.

Smartphones e tablets

Motorola, Asus e Lenovo são alguns dos fabricantes que estão usando chipsets da Intel em smartphones. Segundo Affonso, as vendas do modelo Motorola Razr i na América Latina superaram as expectativas. "Ele chegou a ser o segundo ou terceiro mais vendido no Brasil em alguns meses. Alguns usuários valorizaram o fato de haver a marca Intel no telefone, citando como diferencial para terem escolhido aquele modelo", relata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!