Utilização de banda Ku crescerá 8,8% ao ano até 2015 na América Latina

A demanda por capacidade satelital na América Latina, especialmente em banda Ku, vem crescendo fortemente nos últimos anos e deve manter um bom ritmo pelo menos até 2015. Um estudo interno produzido pela SES World Skies prevê que a quantidade de MHz alugados em banda Ku na região crescerá em média 8,8% ao ano entre 2009 e 2015. Em banda C, o ritmo será menor: 1,5% ao ano, no mesmo período. Entre os principais fatores que impulsionam a demanda por banda Ku estão os lançamentos de operações de DTH no continente, como aquelas da Embratel, da Oi e da Telefônica.
A taxa média de ocupação dos satélites na América Latina está alta, um pouco acima dos 80%, calcula Jurandir Pitsch, vice-presidente de desenvolvimento de mercado para América Latina da SES World Skies. Para atender à crescente demanda por capacidade, quase todos os operadores planejam novos lançamentos na região. "Alguns dos novos satélites já sobem lotados", comenta o executivo.
Novos satélites

Notícias relacionadas
A SES World Skies pôs em operação recentemente o NSS-5, com 250 MHz em banda C cobrindo o Brasil, na posição 20 graus Oeste. Em junho de 2011, lançará o SES-4 (anteriormente denominado NSS-14), que irá substituir o NSS-7 em 22 graus Oeste, aumentando a quantidade de transponders nas bandas C e Ku. Para completar, em janeiro de 2013 a empresa vai pôr em órbita o SES-6, no lugar do 806, em 40,5 graus Oeste, com capacidade adicional nas duas bandas. O 806 atualmente possui apenas seis transponders em banda Ku, enquanto o SES-6 terá 48.
Seminário
O presente cenário do mercado de satélites na América Latina e suas perspectivas para o futuro serão debatidos por diversos especialistas do setor durante o Congresso Latino-Americano de Satélites 2010, que será realizado nos dias 30 de setembro e 1o de outubro, no hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, com organização das revistas TELETIME e TELA VIVA. Pitsch, da SES World Skies, está confirmado como um dos debatedores em painel na manhã do primeiro dia do evento, ao lado de Délio Morais, da Hughes; Estevão Ghizoni, da Intelsat; Gustavo Silbert, da Star One; Nigel Gibson, da Telesat; e Sebastião do Rego Barros, da Hispamar. Para mais informações, acesse www.convergeeventos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!