Cobrança retroativa da Claro só com negociação prévia, diz Procon

Depois de enfrentar problemas técnicos para faturar os serviços em algumas regiões de sua área de atuação, a Claro terá de enfrentar mais um problema: negociar com os clientes a cobrança retroativa dos quatro primeiros meses deste ano. E, segundo o diretor executivo do Procon de São Paulo, Gustavo José Marrone de Castro Sampaio, "cobrança retroativa somente com negociação prévia com o consumidor e fora da conta mensal". Ele explica que a Claro já foi notificada pelo Procon-SP e, em caso de descumprimento, a empresa será alvo de ações civis públicas e inquéritos administrativos.

Novos prazos

A Claro não quis dar entrevista sobre o assunto, respondeu apenas num comunicado que a demora na entrega das contas "foi gerada devido à necessidade de adequação de sistemas da operadora". Acrescentou que "está enviando a seus clientes novas faturas com prazo de

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pagamento prorrogado, para que eles não sejam prejudicados". Ainda segundo o comunicado, "menos de 2% de base de clientes está sendo afetada e esse número está diminuindo a cada semana, pois as faturas já estão sendo enviadas com os devidos valores e prazos de pagamento. A operadora está realizando os ajustes necessários nas faturas caso a caso. Não há uma solução genérica. A operadora analisa a situação de cada cliente e avalia a melhor forma de solucionar a questão".

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