As discussões entre órgãos do governo para uma reestruturação estratégica na Telebras estão impactando as ações em bolsa da estatal, o que chamou inclusive atenção da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Nesta terça-feira, 16, os papéis preferenciais da empresa (TELB4) valorizaram 4,8%, fechando o dia em R$ 9,39. A ação teve máxima de R$ 10,34 e volume transacionado bastante elevado para os padrões da empresa.
Na última segunda-feira, 15, a Telebras chegou a responder pedido de esclarecimentos da CVM sobre oscilações na quantidade de ações preferenciais negociadas ainda na sexta-feira, 12. Naquela data, a ação TELB4 valorizou 4,88%, também com volume negociado acima da média recente
Como possível causa, a estatal se limitou a informar acionistas e mercado "que diversos órgãos do governo federal, em reuniões preliminares, avaliam a viabilidade de reestruturação estratégica da companhia". A atualização também foi divulgada em fato relevante separado.
Segundo apurou TELETIME, tais órgãos incluem os Ministérios da Fazenda e das Comunicações. Uma reestruturação que permita a Telebras como integradora e provedora de comunicações do governo federal faz parte do horizonte discutido, em análise preliminar que também envolve outros órgãos como a Serpro.