O Blackphone, primeiro celular projetado desde o princípio com o objetivo de oferecer comunicações seguras e criptografadas, começa a ser distribuído esta semana para os consumidores que participaram do seu processo de pré-vendas, realizado em fevereiro. A partir de 14 de julho a loja on-line do Blackphone será reaberta para o recebimento de novos pedidos.
O Blackphone foi desenvolvido com Android KitKat a partir da joint-venture de duas companhias especializadas em segurança móvel, a suíça Silent Circle e a espanhola Geeksphone. O smartphone vem com um app de VoIP e outro de mensagens instantâneas embarcados, ambos trabalham com comunicação critpografada e foram criados pela Silent Circle. O primeiro se chama Silent Phone e o segundo, Silent Text.
O aparelho traz ainda uma solução de proteção contra roubo de informações em redes Wi-Fi; um centro de segurança para controle dos dados compartilhados e das permissões de cada aplicativo instalado; um navegador próprio que realiza navegação anônima na Internet, recusando cookies e impedindo qualquer coleta de informação do usuário pelos sites visitados; uma solução de armazenamento privado na nuvem; e uma solução de bloqueio e destruição remota de dados, em caso de perda ou roubo do telefone.