A Hi3G, operadora do grupo 3 presente na Suécia e na Dinamarca, será provavelmente a primeira no mundo a montar uma rede de quarta geração (4G) LTE (Long Term Evolution) que funciona tanto em FDD (Frequency Division Duplexing) quanto em TDD (Time Division Duplexing). A empresa adquiriu frequências para os dois padrões e anunciou que construirá sua rede com equipamentos da ZTE.
A maioria das teles europeias aposta na versão FDD do LTE, tendo deixado as licenças de TDD para mais tarde, quando houver necessidade por mais capacidade. A Hi3G deu um passo além e deverá usar essa capacidade sobressalente para oferta de banda larga fixa, como já faz em alguns mercados com sua rede 3G, analisa o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com). Outra possibilidade é usar a rede TDD como backhaul, enquanto o acesso ao usuário final móvel é feito em FDD.
Basicamente, a diferença entre os dois padrões é o seguinte: no FDD, o uplink e o downlink de dados são realizados em pedaços de espectro separados, enquanto no TDD o canal é o mesmo, pois a divisão entre as transmissões é feita pelo tempo. Cada um tem vantagens e desvantagens: o FDD é melhor para serviços com tráfego simétrico, como voz e videoconferência, enquanto o TDD se adapta melhor para tráfegos assimétricos, como navegação na web.
Infraestrutura