A poucos meses de ter seu OS rodando em aparelhos destinados a usuários finais, a Telefônica e a Mozilla correm atrás de alimentar o mercado de aplicativos, com programas desenvolvidos para o novo sistema operacional.
De acordo com executivos da operadora de telefonia, é tempo de incentivar a criação de aplicações para a plataforma Firefox OS. “Vamos fazer campanhas durante a Campus Party e distribuir aparelhos para desenvolvedores”, comenta o diretor de terminais da Telefînica/Vivo, Hilton Mendes.
Enquanto tenta convencer fabricantes independentes de software sobre a importância de se criar apps para a plataforma, os envolvidos no projeto têm gastado um pouco desta ‘energia’ em convencer grandes produtores de conteúdo móvel a criar aplicações que despertem o interesse dos futuros usuários do novo OS. “Já temos mais de mil aplicativos prontos, alguns de empresas importantes, como Twitter, Facebook, Dropbox, EA Games”, afirma o gerente de inovação da Telefônica/Vivo Jacques Chicourel.
O preço dos aparelhos ainda são uma incógnita, mas o grupo espanhol de telecomunicações trabalha mundialmente com o preço de referência de US$ 100. “É em torno disso, mas pode variar por causa de fatores como carga tributária, custos”, disse Hilton Mendes.
Perguntado se há espaço no mercado para um novo OS, o executivo foi enfático. "Apenas dois fabricantes têm estratégias bem definidas quanto à utilização de sistema operacional. Os outros, todos estão observando novas possibilidades", disse.