Chile recebe propostas para banda larga em escolas rurais

O Consejo de Desarrollo de las Telecomunicaciones da Subsecretaria de Telecomunicaciones (Subtel) do governo chileno recebe nesta terça, 30, propostas para provimento de acesso à internet a 667 escolas rurais de todo o país. O teto máximo de subsídio para o projeto é de US$ 15 milhões ao longo de cinco anos. É como se cada escola desembolsasse US$ 350 por mês em acesso à internet. A abertura dos envelopes será dia 2 de dezembro. O projeto para acesso digital das escolas será subsidiado pelo Fondo de Desarrollo de las Telecomunicaciones (FDT), com outorga para que os vencedores instalem, operem e explorem o serviço por dez anos. Quem obtiver a outorga se encarregará da execução, contratação, instalação, configuração de todas as obras e fornecimento de infra-estrutura e equipamentos necessários ao acesso. Cada concorrente apresentará sua proposta com a tecnologia de acesso que julgar mais adequada.
Os prováveis participantes são Intel (controlada pela Telecom Italia), CTR, Telesur, Chilesat (controlada pela Telmex) e Telefónica. A Impsat também deverá participar, mas através de parceria com operadoras.
A última licitação pomovida pela Subtel foi em 2000, quando foram lançados 13 projetos para atendimento à telefonia rural em 143 localidades. No total, desde 1994, quando foi criado o programa de telefonia pública rural no Chile, foram lançados 204 projetos para mais de seis mil localidades, para implantação de telefones públicos por meio do FDT. Foram instalados 5.932 telefones para atender a mais de 2,2 milhões de habitantes.

Notícias relacionadas
O Chile é um dos países da região que tem mais se movimentado em relação ao acesso digital, opina o vice-presidente da Impsat, Durval Jacintho. Em torno de 80% dos acessos à internet para as escolas são por banda larga, diz o executivo. A Impsat tem licenças para operar no Chile, Argentina, Peru e Brasil, com longa distância internacional para o mercado corporativo e terminação de tráfego para carriers.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!