Uma pesquisa realizada entre julho e agosto deste ano em 15 países – inclusive o Brasil – sobre os recursos mais valorizados pelos usuários de celulares apontou que o sonho de consumo em 14 dos 15 países estudados é contar com dois dias de bateria com uso ativo. Isso indica que o tempo de bateria é a principal razão dos consumidores não usarem games, música e aplicações de TV mais freqüentemente em seus telefones móveis.
O estudo da Global Tech Insight 2005, realizado pela TNS InterScience, também aponta uma curiosidade quanto aos usuários brasileiros de telefones móveis: 53% deles identificam a videoconferência como o recurso mais importante comparado à média de 25% nos demais países pesquisados.
Segundo Renato Trindade Lopes, diretor da TNS InterScience, responsável pela pesquisa no Brasil, a empresa entrevistou 431 usuários de celulares no País. Ele avalia que as novas tecnologias e recursos disponíveis – como localização (GPS), indicadores biomédicos, 20 Gb de armazenamento, MP3 e câmeras – ainda são pouco acessíveis e, por isto, pouco valorizadas pelos usuários brasileiros.
Telefonia móvel