Edital da licitação da capacidade do SGDC será publicado dia 3 de julho

banda ka, banda larga via satélite, espaço, dados via satélite

O edital de venda da capacidade do satélite geoestacionário de defesa e comunicação estratégica (SGDC) já tem data para sair: próxima segunda-feira, dia 3 de julho. A Telebras confirmou a publicação do edital após reunião do conselho de administração, que aprovou o cronograma de cessão de capacidade em banda Ka do satélite. A empresa comunicou a decisão por meio de fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quinta-feira, 29.

O edital poderá abrigar mudanças sugeridas durante a consulta pública do tema. Em maio, o diretor Técnico-Operacional da Telebras, Jarbas Valente, sugeriu também reduzir o preço da banda larga no atacado. Segundo ele, o valor cobrado pelas operadoras privadas por 1 Mbps de satélite chega a R$ 6 mil, enquanto a estatal vai cobrar em torno de 10% desse valor.

Notícias relacionadas

O edital chegou a correr risco de não sair, após Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) ajuizada pelo PDT contra a licitação da capacidade do satélite, alegando problemas e chamando-a de "ameaça à segurança nacional". Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Advocacia-Geral da União defendeu pelo não conhecimento da ADPF, argumentando que o processo não propicia a alienação a terceiros do domínio do bem consistente na capacidade satelital, bem como não transfere a particulares o desempenho de atividade que deveria ser, necessariamente, realizada pela estatal de modo direto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!