A Wappa Benefícios, empresa que administra benefícios via celular (vale alimentação, vale táxi, vale refeição etc), lançou para seus lojistas conveniados uma versão de POS embutido em telefones móveis. O projeto levou oito meses para ser desenvolvido e consumiu investimento da ordem de R$ 1 milhão. O software foi criado pela EverSystems.
O aparelho oferecido como POS para os lojistas é um LG Color da Vivo. Dentro do telefone está instalado um software que emula o POS. O handset é oferecido em comodato pela Vivo aos estabelecimentos comerciais. Estes precisam, contudo, assinar um plano de transferência de dados de 2 Mb mensais ? suficiente para realizar cerca de 20 mil transações de pagamento. Dentro de dois meses a Wappa oferecerá o POS também através da Claro e da TIM.
Hoje há 16 empresas que oferecem benefícios da Wappa para seus funcionários, que somam de 1,2 mil pessoas. Lançada em março, a Wappa Benefícios por enquanto oferece apenas o vale táxi, tendo como conveniada a CooperTaxi, a maior cooperativa de táxis de São Paulo. O próximo passo será o lançamento de um vale alimentação. Até o final do ano a expectativa é ter pelo menos 500 clientes, que somem entre 30 e 40 mil usuários dos benefícios, e 30 mil estabelecimentos comerciais conveniados, afirmou o diretor-presidente da companhia, Luiz Peduti.
Sistema
Os benefícios distribuídos pela Wappa não são impressos em papel. São virtuais. Os funcionários das empresas que utilizam o sistema recebem o aviso com seu saldo por SMS em seus celulares. Quem não tem celular recebe o aviso por email, acompanhado de um número randômico que serve como sua identificação.
Para utilizar o benefício, o usuário envia um SMS para o número 41222 no qual digita o código do estabelecimento comercial, sua senha pessoal para uso do serviço e o valor a ser gasto. Depois tanto ele quanto o estabelecimento comercial recebem uma mensagem de confirmação. Em celulares mais modernos, é possível baixar um aplicativo em Java ou Brew que realiza essa transação.
Com a adoção do POS dentro de um celular, o usuário do serviço não precisa mais estar com seu telefone por perto. Basta digitar o número da sua linha e sua senha no POS do lojista. Os funcionários que não têm celular digitam o número randômico que receberam como identificação, além da senha.